Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes da região têm até hoje para concorrer a 4 mil oportunidades no mercado de trabalho 

Feira de Estágios da PUC-Campinas, gratuita e aberta ao público, reúne vagas em diversas áreas; economista fala em “chance imperdível” diante do cenário econômico 

A Feira de Estágios da PUC-Campinas, que oferece 4 mil oportunidades a estudantes da região, vai até hoje, 7 de outubro, em evento totalmente on-line, gratuito e aberto ao público. São cerca de mil vagas para estágios, trainees e cargos efetivos, e outras 3 mil para banco de talentos. Os postulantes podem cadastrar seus currículos até 23h59 desta quarta-feira, bem como acompanhar as palestras e oficinas sobre mercado de trabalho, que vão até 21h, pelo site  https://www.puc-campinas.edu.br/xpuc/ 

Responsável pelos estudos relativos ao mercado de trabalho na Região Metropolitana de Campinas (RMC) pelo Observatório PUC-Campinas, a economista Eliane Rosandiski entende que a Feira é uma chance imperdível diante do cenário econômico atual. Por causa da pandemia, mais de 25 mil postos de trabalho foram fechados na região ao longo do ano. Segundo a docente extensionista, o mercado de trabalho regional tem mostrado preferência pela contratação de jovens mais escolarizados.  

“Esse número de vagas que a Feira de Estágios está ofertando é animador. Faço a ressalva de que os ajustes no mercado regional penalizaram principalmente os menos qualificados. Nesse contexto de oferta mais reduzida, o processo seletivo irá favorecer mais ainda o perfil mais escolarizado e bem formado. Diante disso, penso que a intenção das empresas de oferecer 4 mil oportunidades é uma excelente notícia rumo à saída da crise”, afirma Eliane.  

O evento digital, disponibilizado gratuitamente a alunos da PUC-Campinas e à comunidade externa, tem sua interação organizada em plataforma 3D, com acesso por celular e também via desktop, de modo que os participantes possam conhecer as principais demandas do mercado de trabalho, fazer o cadastro de currículos para processos seletivos e se candidatar para as vagas disponíveis.   

Ao todo, 25 empresas estão presentes na Feira de Estágio. São elas: Aegea – CAA, Baker Hughes, Bosch, CIEE, Companhia de Estágios, Cultural CareDaitan, Deloitte, Eaton, EF Viagens, Eldorado, FVA Advogados, Global Estágios, HST, IBM, IMERYS, International Paper, MB LabsNube, Sicredi, SOFIST, Super Estágios, TozziniFreire, VALEO, e White Martins Gases Industriais. Além do oferecimento de vagas, há promoção de palestras e oficinas, conferidas por profissionais de RH, diretores de organizações e professores da PUC-Campinas.  

Os temas das conferências, cuja programação pode ser obtida na página do evento, serão debatidos com base nas exigências atuais do mercado e nas transformações sociais, econômicas e tecnológicas que impõem novas habilidades e atitudes aos profissionais. São eles:  

  • Mundo do trabalho e processo seletivo  
  • Estágio internacional de férias no exterior  
  • Startup, inovação e cultura  
  • Projeto de vida e escolha profissional  
  • Teletrabalho: medida preventiva e passageira ou futuro presente das relações de trabalho  
  • IBM & Carreira + Recrutamento  
  • Trajetória de carreira nas indústrias de gases  
  • Diversidade e carreira  
  • O futuro do mercado de trabalho  
  • Programa de estágio e recrutamento e seleção nos tempos atuais  
  • O ingresso na Universidade: agora sou bicho  
  • Do estágio à especialização: como construir uma carreira em empresas de TI  
  • Visão geral e primeiros passos para a criação de skills para Amazon Alexa  
  • Processos seletivos – programas de estágio

Com a iniciativa, a Universidade pretende estreitar as relações com as empresas, ajudando os alunos a ingressar no mercado de trabalho antes da formação acadêmica. Cerca de 45% dos alunos da PUC-Campinas fazem estágio remunerado atualmente. Alguns deles em multinacionais no exterior, com as quais a Instituição possui convênios.  

“Na Feira de Estágios, os alunos podem conhecer as empresas, os recrutadores, e verificar qual organização mais lhe chama atenção. Podem, além disso, participar de workshops para refletir sobre a carreira que almejam construir. É uma oportunidade para conseguir um estágio e desempenhar na prática os conhecimentos adquiridos na Universidade”, diz a Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez, coordenadora do Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas.  

Além da Feira de Estágios, o XPUC-Campinas abriga outros dois eventos: o Universo PUC-Campinas e a Mostra de Talentos da Graduação, que buscam, respectivamente, apresentar a infraestrutura universitária e expor as melhores produções acadêmicas dos estudantes.  

Serviço:  

“XPUC-Campinas (Feira de Estágios)  

Datas: 6 e 7 de outubro  

Horário: das 9h às 21h (palestras e oficinas); até 23h59 (cadastro de currículos) 

Local: evento on-line (acesso por meio de celular e/ou desktop 

Participação: gratuita (inscreva-se: https://www.puc-campinas.edu.br/xpuc/)



Vinícius Purgato
7 de outubro de 2020