O Programa de Residência de Enfermagem do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), da PUC-Campinas, realiza nesta sexta-feira, 5 de maio, das 11h às 12h30, palestra da enfermeira residente Hellen Lima sobre o tema “Preparo cirúrgico: uma visão ampliada”. O evento ocorrerá no Anfiteatro Silvio Carvalhal, localizado no próprio hospital. A palestra de Hellen é a segunda de uma série de oito que compõem a programação de um seminário promovido pelo Programa e dirigido a estudantes, profissionais de enfermagem e de outras áreas da saúde.

A enfermeira residente estará explicando que para o sucesso da cirurgia o preparo físico e psicológico do paciente deve ser realizado desde as consultas médicas. O paciente deve ser orientado sobre todas as fases, desde o momento pré-anestésico, incluindo o jejum a ser realizado no máximo até oito horas, a tricotomia (raspagem pré-operatória), o banho a ser dado no dia anterior e outro antes da cirurgia.

Segundo Hellen, todas essas ações, realizadas de forma correta pelos enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem, ajudam na recuperação do paciente, diminuem os riscos de infecção hospitalar, otimizam custos e, no âmbito psicológico, evitam o estresse, esclarecem dúvidas e orientam o cuidador (pessoa que acompanhará o paciente em sua casa) a realizar da melhor forma possível e correta os curativos no paciente.

A apresentação da enfermeira será baseada nas normativas preconizadas pelas Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc) e Association of periOperative Registered Nurses (AORN).

O seminário acontece uma vez por mês, sempre com temas atuais e ministrados por cada uma das oito residentes de enfermagem do Celso Pierro, com o objetivo de divulgar conhecimentos científicos com vistas à aplicação na prática dos profissionais de saúde.
Não é, portanto, um evento restrito a enfermeiros e estudantes de enfermagem. Profissionais interessados de outras áreas também podem participar. Nem é preciso se inscrever. Basta dirigir-se, nos dias e horários indicados, à sede do hospital, no Campus II da PUC-Campinas: avenida John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama.

Serviço
O Hospital Celso Pierro oferece Residência Médica e Residência em Enfermagem, ambas reconhecidas pelo Ministério de Educação. O Programa de Residência Médica foi criado em 1987. Neste ano ofereceu 52 vagas, distribuídas em 24 especialidades. No momento, participam do programa 126 residentes e 26 aprimorandos médicos. Dede que o programa foi implantado, 1.100 formandos provenientes de várias faculdades de medicina, inclusive de outros estados brasileiros, concluíram residência no Hospital da PUC-Campinas. A Residência em Enfermagem foi implantada em janeiro deste ano, com oferta de oito vagas para sete especialidades. Mais Informações sobre o Programa de Residência de Enfermagem do Hospital Celso Pierro e sobre as palestras mensais programadas podem ser obtidas pelo telefone (19) 3729-8518 e pelo e-mail corenf@hmcp.puc-campinas.edu.br

4 de maio de 2006