Professoras da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas orientam as empresas sobre como construir e manter uma boa imagem

Transparência e pró-atividade em comunicação são o segredo do sucesso para empresas e profissionais que desejam construir e manter uma boa imagem, analisa a diretora da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas, Claudia Maria de Cillo Carvalho. “A empresa pode até ter um produto ou serviço melhor que o do seu concorrente, mas se não trabalhar sua imagem institucional corretamente e não for pró-ativa em comunicação, está sujeita a perder seu espaço no mercado”.

Para a RP, a maioria das instituições só direciona suas ações e estratégicas para o público externo. Ela cita o exemplo das empresas que se destacam no ranking “Melhores Empresas para Trabalhar”, da Revista Exame. “Essas organizações estão com a ‘casa em ordem’. Elas conquistam primeiro seu público interno, que é um grande multiplicador de idéias. O reflexo disso é o reconhecimento e uma imagem muito positiva perante seus clientes e fornecedores”.

A também professora da Faculdade de Relações Públicas e responsável pelo 24º Fórum de Debates sobre Relações Públicas, Renata Tannuri Meneghetti, concorda que as empresas devam investir nos seus funcionários e estabelecer uma política de responsabilidade socioambiental interna. “Não adianta nada querer construir uma imagem de empresa comprometida com a qualidade, se dentro dela nada disso acontece”.

Renata orienta as empresas a estabelecer uma boa relação com o seu público. “É fundamental ouvir as sugestões dos funcionários, dos clientes, dos fornecedores e de todo o público ligado à organização. Hoje, existem, recursos que permitem com que a empresa se aproxime e conheça esses focos. Os meios digitais, como por exemplo, blogs e enquetes, são ótimos mecanismos para isso”.

24º Fórum de Debates sobre Relações Públicas

A Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas realiza nos dias 7 e 8 de outubro, das 19h às 23h, o 24º Fórum de Debates sobre Relações Públicas. O tema desta edição é a “Identidade Corporativa e Mensuração de Resultados”.
Um dos assuntos abordados durante o Fórum será a importância da comunicação interna.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.puc-campinas.edu.br/eventos/2008/forum_rp. A entrada é franca. Os participantes que quiserem colaborar com uma lata de leite em pó ou um pacote de fralda descartável ou uma peça de roupa de bebê, podem levar no dia do evento para doação às mães atendidas no Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP).

Programação:

Dia 07/10/2008 – terça-feira

19h Credenciamento e entrega de material

19h30 Atividade cultural: Grupo de Dança – CCA – PUC-Campinas

20h Abertura oficial: Reitoria/ Diretoria do CLC/ Diretoria da Faculdade de Relações Públicas/ Comissão organizadora

20h20 às 21h20 Mesa Redonda “É possível lucrar mais com Relações Públicas?”
Profa. Dra. Sidinéia Gomes Freitas – USP
Leandro Lima – Fensa / Coca-Cola
Coordenadora de mesa: Profa. Maura Padula – PUC-Campinas

21h20 às 22h20 Debate

Dia 08/10/2008 – quarta-feira

19h30 às 20h40 – Painel “Identidade Corporativa: agregando valor’”
Ingrid Rausher – ADS com apresentação de case
Marcelo Virgilio Paganini de Toledo – AMPRO

20h40 às
21h Debate

21h às
21h40 Palestra de Encerramento “Os desafios de avaliar o intangível”
Convidada: Gisele Lorenzetti – LVBA

21h40 às 22h Homenagem a dois dos Pioneiros de Relações Públicas
Antonio de Salvo Valentim Lorenzetti

22h10 Encerramento

Serviço:
24º Fórum de Debates sobre Relações Públicas
Data: 07 e 08 de outubro de 2008
Local: Auditório Dom Gilberto – Campus I da PUC-Campinas.
Informações: 3343-7180

Portal Puc-Campinas