Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Educação Digital é lançada na PUC-Campinas com oferecimento de cursos de Pós-Graduação e Atualização 100% on-line 

Às vésperas dos 80 anos, Universidade consolida sua transformação digital propondo modelos de aprendizagem flexíveis, ativos e conectados

A PUC-Campinas lançou, na manhã desta quarta-feira (02/06), uma série de cursos de Pós-Graduação e Atualização na modalidade 100% on-line. A proposta é oferecer modelos de aprendizagem flexíveis, ativos e conectados, possibilitando acesso às atividades nos horários e locais desejados pelos estudantes. A educação digital será apoiada por tecnologias de comunicação e ferramentas interativas utilizadas nas principais universidades do mundo.

O lançamento contou com a presença de Martha Gabriel, ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação. Autora dos best-sellers Marketing na Era Digital, Educar: a (R) Evolução Digital na Educação, e Você, eu e os Robôs, a palestrante, apontada entre os Top 100 professores mais experts em tecnologia no mundo, falou sobre as habilidades essenciais para o futuro. (Veja live na íntegra). Também participaram da cerimônia o Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Muller, e o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“Nossa Universidade, buscando responder a missão recebida de nosso Senhor com criatividade e empenho, lança hoje o PUC-Campinas Educação Digital, no qual retrata em boa medida o desejo de inovação tecnológica e de atualizar nossa presença no mundo digital. Em tempos de comunicação rápida e criativa, não podemos ficar para trás. Não podemos deixar passa o tempo e as oportunidades”, disse Dom João, também Grão-Chanceler da PUC-Campinas.

“O PUC-Campinas Educação Digital envolve a incorporação de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem. Além desses instrumentos tecnológicos, há também o emprego de novas metodologias que são apropriadas para o progresso nesse ambiente digital. O PUC Digital não se resume ao ensino a distância; é uma proposta muito maior que envolve a conexão desses dois alicerces. A Universidade tem a responsabilidade de levar essas inovações na perspectiva da formação integral da pessoa humana”, destacou o Reitor.

Educação Digital PUC-Campinas

Os cursos de Pós-Graduação e Atualização, estruturados em ambientes 100% on-line, garantem a mesma qualidade dos cursos presenciais oferecidos na PUC-Campinas, promovendo o amplo desenvolvimento de competências profissionais (hard skills) e humanas (soft skills).

A identidade “Educação Digital de Excelência” empregada nos cursos a distância permite aos estudantes – que terão materiais digitais específicos para a opção escolhida – acesso a aulas assíncronas (Pós-Graduação e Atualização), com conteúdo gravado, e síncronas (Pós-Graduação – Especialização), exibidas em tempo real, por meio de videoconferência, com possibilidade de interação com o docente. As aulas, que possuirão recursos digitais multitelas (watchout), ficarão disponíveis, após encerradas, no LMS Canvas, uma das plataformas utilizadas nos cursos.

Nos cursos de Pós-Graduação, haverá também uma série de atividades complementares, como eventos, conferências e debates. Tudo isso de forma conectada (digital, mobile e multiscreen) e múltipla, uma vez que recursos adicionais de interação serão disponibilizados para videoaulas exclusivas, desafios pedagógicos, palestras, grupos de discussão, networking etc. Para todos os estudantes, estarão disponíveis, ainda, bibliotecas virtuais e as bases do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da Universidade para dar suporte às pesquisas acadêmicas.

O conceito “Estude do seu jeito”, pensado para atender pessoas que dividem seus estudos com compromissos sociais, familiares e profissionais, garante autonomia aos estudantes, que podem acompanhar as atividades por computadores, smartphones ou tablets.

Outros diferenciais da Educação Digital da PUC-Campinas estão ligados à experiência do usuário (estudante), que terá um espaço de ambientação para familiarizar-se com a metodologia de ensino, proporcionando acolhimento, orientação e suporte. Além disso, haverá o Assistente da Jornada Acadêmica, profissional que dará apoio administrativo personalizado para esclarecer dúvidas de ferramentas, recursos, cronogramas e outros assuntos. O atendimento será adaptado de acordo com as necessidades e expectativas específicas de cada estudante.

Por fim, os estudantes também poderão usar da infraestrutura dos Campi I e II, que assumem o papel de promover múltiplas experiências de interação com colegas e docentes, relacionamento pessoal e amizade, além de servirem como banco de ferramentas tecnológicas para uso remoto ou presencial.

“A Educação Digital da PUC-Campinas, no contexto da sociedade hiperconectada, corresponde às necessidades do mundo moderno, digital e conectado. Isso não só diz respeito às novas tecnologias que surgem constantemente, mas também à integração destas com o novo ecossistema de inteligência artificial, 5G, Educação 4.0 e o Learning Analytics. Entendemos que investir no desenvolvimento de recursos digitais de excelência, linguagem tecnológica e audiovisual adequadas e conectá-las com a infraestrutura da PUC-Campinas é o nosso grande diferencial”, destaca Fellipe Zaremba, gerente de Educação Continuada e Educação Digital da PUC-Campinas.

Cursos

As inscrições para os Cursos de Educação Digital da PUC-Campinas foram abertas durante a cerimônia de lançamento realizada nesta quarta-feira. São cursos de duas modalidades: Atualização e Pós-Graduação. Para cada um deles, haverá opções de ingresso em todas as áreas do conhecimento.

Os Cursos de Atualização são compostos por atividades de curta duração para aperfeiçoamento, capacitação e difusão cultural em áreas como Comunicação, Direito, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia. São preparados para proporcionar habilidades atuais, úteis e práticas aos alunos, de modo que adquiram as competências atualmente exigidas pelo mercado de trabalho.

Já os Cursos de Pós-Graduação (Especialização), também voltados ao aperfeiçoamento de carreira, são montados em módulos um pouco mais longos e se destinam aos profissionais que já trabalham ou buscam recolocação. Da mesma forma, são estruturados para o atendimento das necessidades vigentes nas empresas. No modelo de Educação Digital, os estudantes terão atividades síncronas, com aulas ao vivo, e também assíncronas (gravadas).

Saiba mais pelo site https://www.puc-campinas.edu.br/puc-educacao-digital/.



Vinícius Purgato
14 de junho de 2021