A comunidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) está envolvida com os Jogos Pan-americanos 2007, que ocorre de 13 a 19 de julho, no Rio de Janeiro. Três alunas garantiram classificação para disputar medalhas, uma professora vai participar do revezamento da tocha Pan-americana em Campinas, um professor vai ser um dos árbitros da competição e um aluno vai atuar como voluntário do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Duas estudantes da Universidade garantiram vaga no último final de semana para os jogos durante as competições do Troféu Brasil de atletismo, no estádio Ícaro de Castro Melo, no parque Ibirapuera, em São Paulo.

Atual recordista sul-americana dos 3 mil metros com obstáculos, Zenaide Vieira cumpriu seu favoritismo e venceu a prova, confirmando sua vaga nos Jogos Pan-americanos. Na sexta-feira, ela completou o percurso com 9min58s19. Zenaide, de 22 anos, é aluna do 3º ano de Educação Física e vai participar dos jogos pela primeira vez. A família da atleta mora em Jundiaí, mas ela vive em Cosmópolis, há quatro anos, onde treina. “Participar do Pan é uma das realizações de todo atleta”, afirmou. Ela também está classificada na categoria 1,5 mil metros.

Thaissa Presti, 21 anos, aluna do 4º ano da Faculdade de Educação Física, venceu no domingo a prova dos 200 metros no Troféu Brasil e garantiu a vaga no Pan-2007. Ela completou o percurso em 23s33. Thaissa vai participar ainda no revezamento 4×100, modalidade da qual foi campeã em 2006 nos Jogos da Lusofonia, que reuniu atletas de países de língua portuguesa em Macau, na China. “Em 2003 assisti o Pan pela TV e agora é uma realidade”, disse a atleta, que é de Vinhedo.

Já a campineira Milena Canto Sae, 21, aluna do 4º ano da Faculdade de Psicologia, está classificada para a disputa nos saltos ornamentais (plataforma, trampolim de 3 metros e plataforma sincronizada). Milena já participou dos Jogos em Santo Domingo, em 2003, na República Dominicana.

Tocha Pan-americana

A professora da Faculdade de Educação Física Maria Isabel Vieira Guerra, a Bel, irá participar do revezamento da tocha Pan-americana em Campinas, que acontece no dia 7 de julho. A tocha vai percorrer 32 quilômetros pelas ruas da cidade. Bel é ex-atleta e representou o Brasil nos jogos Pan-americanos de 1971, em Cali, na Colômbia, e nas Olimpíadas de Munique, em 1972, disputando na natação.

O professor de atletismo Ricieri Dezem, da Faculdade de Educação Física, tem presença confirmada como coordenador geral de arbitragem de pista, além de arbitrar a maratona e a marcha atlética. Diretor do Departamento de Arbitragem da Federação Paulista de Atletismo e único árbitro paulista com status internacional, Dezem já participou de dois pan-americanos, dois mundiais e dois sul-americanos.

Michael Smith Marcelino Liodoro, de 24 anos, aluno do 1º ano de Jornalismo da PUC-Campinas, participará da cobertura dos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro durante todo o mês de julho. Michael se inscreveu no programa de voluntariado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e fará matérias para a intranet das salas de imprensa da Vila Olímpica.

25 de junho de 2007