Como será o RH do futuro?

Pesquisa feita pelo LinkedIn mostra que área passará por transformação com foco na parte humana e estratégica

Folha de pagamento e marcação de ponto é o que vem em sua mente quando falamos em RH? Se sim amigo, volte duas casas… A área de Recursos Humanos evoluiu exponencialmente nos últimos anos, com um olhar mais cuidadoso e estratégico focado na principal ferramenta de trabalho das organizações: o humano.

Uma pesquisa feita pelo LinkedIn com 8 mil recrutadores mostrou as quatro principais tendências para o RH do futuro e elas passam bem longe desse trabalho mais burocrático. Confira:

Diversidade

A contratação de minorias e pessoas com perfis diferentes deve crescer nos próximos anos. Segundo a pesquisa, 78% dos entrevistados consideram a diversidade muito importante nas organizações, e 53% deles já utilizam esse conceito nas organizações. Estudos sugerem que equipes diversas são mais inovadoras, engajadas e culturalmente mais fortes.

Novas ferramentas de entrevista

Novas formas para recrutar talentos já estão sendo utilizadas por 18% das empresas e 56% delas acham técnicas como avaliação de competências interpessoais e testes práticos uma tendência muito importante nas organizações.

Dados e Inteligência Artificial

Algumas empresas já empregam Inteligência Artificial dentro da área de recrutamento e seleção. Isso pode parecer ameaçador para o profissional de RH, mas segundo a pesquisa a utilização dessa ferramenta deverá ocupar-se da parte mecânica, deixando espaço para áreas humanas e estratégicas da função.

Especialização

A qualificação para atuar nesse mercado é essencial. Na PUC-Campinas, o curso de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas forma profissionais prontos para atuar no novo cenário da gestão de pessoas, recrutamento, seleção e retenção de talentos. Saiba mais aqui: https://bit.ly/2BwarYb

Silvia Perez de Freitas
28 de janeiro de 2019