Como a megatendência da sustentabilidade ditará os rumos da construção civil nos próximos 3 anos

Os termos já são populares: energia verde, sustentabilidade, compromisso com o meio ambiente. A lista é longa e tende a aumentar ainda mais nos próximos três anos. O otimismo no setor da construção civil, cuja expectativa é de crescimento em 2019, aliado à força das ideias sustentáveis que se espalham por todo o mundo são os ingredientes básicos dessa mistura que promete trazer bons resultados nos próximos anos.

“O mercado da construção civil já dá sinais de aquecimento, e o que nós observamos é que um grande número de empreendimentos que estão sendo lançados já têm essa preocupação com o verde e com a qualidade de vida do futuro morador” destaca o coordenador do curso de Especialização em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis da PUC-Campinas, João Paulo Coelho.

Fatores e números

De acordo com o Word Green Building Concil, principal rede internacional de construções sustentáveis, até 2021, 60% dos projetos brasileiros serão verdes, seguindo uma tendência mundial. Os motivos do crescimento vão desde a demanda dos clientes, cada vez mais ligados às questões ambientais, até as novas regulamentações do setor e a preocupação com a construção de ambientes mais saudáveis do ponto de vista ecológico.

Especialização

Para os que já estão de olho nesse mercado, a PUC-Campinas oferece a Especialização em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis. O curso é voltado a arquitetos, engenheiros, gestores ambientais e demais interessados. Saiba mais sobre a proposta aqui: https://bit.ly/2LJqBPv.

Vinícius Purgato
15 de dezembro de 2018