Poucas pessoas sabem o que rola nos bastidores da organização de um evento, sobretudo quando o tema é a inclusão de pessoas com deficiência. Pensando em minimizar as possíveis dificuldades que possam existir entre os dias 6 a 8 de novembro, durante o 1º Congresso Nacional sobre Inclusão de Pessoa com Deficiência, a PUC-Campinas está realizando treinamentos com todos os alunos e professores envolvidos no evento. Na segunda-feira (30/10), das 14h às 17h, cerca de 100 alunos de Turismo, Relações Públicas, Jornalismo, Artes Visuais, Fonoaudiologia, Psicologia, entre outras faculdades, receberão aulas de etiqueta e cerimonial relacionados ao evento. As atividades ocorrerão na sala 4 do prédio H13, Campus I da Universidade.
Todos que trabalharão no evento estão participando dos treinamentos, que já estão na segunda etapa. A primeira, já realizada, tratou da questão acessibilidade. Para essa capacitação, além dos alunos e professores, foram treinadas equipes da segurança e da praça de alimentação. O objetivo é de que toda a comunidade interna esteja preparada para recepcionar os participantes nos três dias de evento.
As atividades sobre etiqueta serão coordenadas pelos professores da Faculdade de Turismo e Relações Públicas, respectivamente, Marcelo Adhemar Pérez López e Teresa Pitombo.
Inscrições para Congresso estão abertas
Com o tema Encontro com as Diferenças: reflexões e ações, o Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente da PUC-Campinas (Ciad) realiza entre 6 a 8 de novembro o 1º Congresso Nacional sobre Inclusão de Pessoa com Deficiência. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas até o dia 6 de novembro pelo Portal PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br. O evento colocará em discussão temas relacionados às políticas públicas, ao papel do Estado e dos órgãos públicos, da Universidade, da sociedade civil e da iniciativa privada quanto aos direitos do cidadão deficiente.
A programação conta com palestras, mesas de discussões e apresentação de trabalhos científicos, mesclada por apresentações culturais. Paralelamente ao Congresso, ocorrerá o Festival de Arte Sem Barreira Albertina Brasil, da Funarte. Tanto as atividades científicas quanto as culturais ocorrerão no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades).
O Congresso propõe reflexões para a busca da superação dos obstáculos para o exercício da cidadania e da dignidade das pessoas deficientes, por intermédio do intercâmbio de experiências, da relação entre a teoria e a prática sobre inclusão e deficiência, da construção do conhecimento sobre o tema e sobre a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
Já o Programa Arte Sem Barreiras sugere a ação de continuidade e o reconhecimento da arte como linguagem de integração e superação de barreiras e de aproximação dos diversos grupos culturais para alcançar uma sociedade inclusiva. O Congresso e o Festival propõem ações que incorporarão uma mudança de olhar, ações imersas em perspectivas e repletas de ousadia, capazes de transpor desafios.
Serviço
Informações sobre as inscrições e a programação completa do evento podem ser obtidas no Portal PUC-Campinas, www.puc-campinas.edu.br.
O Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (Ciad) completa 15 anos em 2006. Está localizado no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades). Mais informações pelo telefone (19) 3756-7116.
Este e outros press releases sobre a PUC-Campinas, assim como contato de fontes e canais para divulgação de pesquisas e envio de sugestões de pauta podem ser acessados no site da Assessoria de Imprensa – www.puc-campinas.edu.br/imprensa.