Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD) oferece vagas para alunos voluntários

Atividades, que ocorrem na Universidade, podem ser aproveitadas como horas complementares e estágio supervisionado

O Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, está com vagas disponíveis aos alunos que desejam atuar como voluntários.

As atividades, que englobam a participação em diálogos, planejamentos, pesquisas e avaliações, são voltadas ao desenvolvimento das oficinas socioeducativas oferecidas pela Universidade, de graça, às pessoas com deficiência (PCDs) da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Os interessados, que precisam ter disponibilidade de 4 a 24 horas semanais para a execução das tarefas, devem se inscrever pela página do CIAPD, disponível no Portal da Universidade, pelo e-mail ciapd@puc-campinas.edu.br, ou pelos telefones 3343-7116/ 3343-7126.

Ao participar do voluntariado, os alunos recebem um certificado que descreve a carga horária total dedicada ao cumprimento das atividades – que podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou das 13h às 17h –, podendo ser utilizado como horas complementares e, ainda, como estágio supervisionado conforme especificidades da área e da disciplina.

Além disso, trata-se de uma oportunidade para relacionar e aplicar a teoria das aulas vivenciadas em diferentes Cursos de Graduação, favorecendo o atendimento à comunidade. “Os voluntários vivenciam experiências oportunas para o desenvolvimento de seu potencial humano, acadêmico e profissional, interpretando os fenômenos da extensão universitária e, principalmente, fazendo parte da construção de uma cultura inclusiva das pessoas com deficiência”, enfatizou o Prof. Vanderlei Palandrani Junior, gestor do CIAPD.

CIAPD

O Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD) oferece gratuitamente à comunidade cursos de atualização e capacitação. Atualmente, sete modalidades de oficinas estão disponíveis para a participação de PCDs: Treinamento de Habilidades Profissionais; Empregabilidade; Jogos e Modalidades Esportivas; Empreendedorismo; Geração de Renda; Orientação de Pais e/ou Responsáveis; e Acompanhamento de Carreira.

Além do trabalho desenvolvido por meio destas atividades socioeducativas, que já beneficiou mais de 8 mil pessoas ao longo de quase três décadas, cerca de 200 empresas da RMC receberam cooperação técnica para adequar suas operações à chegada de PCDs.

Vinícius Purgato
21 de fevereiro de 2019