Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas abre inscrições gratuitas para oficinas e grupos artísticos

Inscrições vão até 05/03 para as oficinas de Coral, Dança e Teatro, e até 13/03 para os grupos de Música de Câmara e Música Popular; vagas abertas também ao público externo

O Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas está com inscrições abertas, até 05/03, para as oficinas artísticas de Coral, Dança e Teatro, e até 13/03 para os grupos de Música de Câmara e Música Popular. As atividades, oferecidas gratuitamente a alunos, professores, funcionários e membros da comunidade externa, têm o objetivo de capacitar os participantes nas modalidades e, ainda, fomentar a arte e a cultura no ambiente universitário e na região.

As oficinas artísticas de Coral, Dança e Teatro integram nova proposta do CCA para 2020, visando ampliar o número de participantes da comunidade interna e adequar as agendas de ensaio com a rotina acadêmica. O novo formato permite que os interessados sejam incluídos nas atividades sem apresentar habilidades prévias, como boa movimentação corpórea, potencial vocal etc. Os integrantes serão treinados para adquirir capacidade de improvisação, conscientização corporal, entre outras.

Após a formação dos grupos, distribuídos nos Campi I e II da Universidade com número limitado de vagas, haverá a composição dos Núcleos Artísticos Experimentais (NAE). Na prática, eles irão funcionar como propagadores de diferentes linguagens artísticas, utilizando metodologias mais ativas e participativas no processo de construção das produções artísticas.

A participação será garantida mediante inscrição pelo site do CCA – www.puc-campinas.edu.br/cca – e disponibilidade de vagas nas oficinas. No total, serão oferecidas 60 vagas para as atividades de Canto Coral, 50 para Dança e 50 para Teatro, divididas igualitariamente em turmas nos Campi I e II da Universidade. As vagas serão preenchidas conforme ordem de inscrição e comparecimento no primeiro dia de atividade (obrigatório).

Os grupos de Música de Câmara e Música Popular, por sua vez, seguirão a mesma dinâmica dos anos anteriores, estando a participação sujeita à apresentação de determinados pré-requisitos, como conhecimento prévio dos instrumentos e capacidade vocal. Desta forma, os interessados passarão por um processo seletivo que inclui testes específicos de aptidão.

Em todos os casos, os membros terão a oportunidade de atuar como atores, cantores, músicos e dançarinos, tendo suas produções compartilhadas com o público por meio de apresentações nos Campi da PUC-Campinas e em eventos gratuitos abertos à população de Campinas e região. No ano passado, o projeto “Arte na Cidade” – sobretudo os grupos de Música de Câmara e Música Popular – percorreu várias localidades da RMC, como teatros, shoppings e paróquias.

As inscrições devem ser feitas pelo site do CCA. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3343-5806 e (19) 3343-5810.

Confira, abaixo, os dias e horários das oficinas artísticas:

Canto CORAL – 15 vagas por turma.

Campus I, CCHSA, Bloco D, sala 704, às sextas-feiras, das 17h30 às 20h30, ou aos sábados, das 9h às 12h.

Campus II, CCV, Igreja Nossa Senhora da Esperança, às terças e quintas-feiras, das 11h45 às 13h15; e das 13h15 às 14h45.

DANÇA – 25 vagas por turma.

Campus I, CCHSA, Salão Ambiental, às quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 19h, e aos sábados, das 8h30 às 11h30.

Campus II, CCV, Bloco B, sala B38, às segundas e quintas-feiras, das 17h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 11h30.

TEATRO –  25 vagas por turma.

Campus I, CLC, Prédio H1, sala 803 – sábados, das 8h às 13h.

Campus II, CCV – Bloco B, sala B38, às quartas-feiras, das 12h30 às 15h, e Bloco B, sala B45, às sextas-feiras, das 12h30 às 15h.

Vinícius Purgato
19 de fevereiro de 2020