Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Carreira na docência é nicho inexplorado por profissionais da enfermagem

Legislação determina que apenas enfermeiros ministrem aulas para cursos técnicos e mercado demanda mão de obra especializada para área acadêmica

Trocar as luvas e o estetoscópio pela lousa. A escolha não tão convencional revela um mercado ainda inexplorado pelos enfermeiros: o da docência. A legislação que abriu caminho para esses profissionais é do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e determina que apenas enfermeiros graduados e com especialização possam atuar como professores em cursos técnicos de enfermagem de todo o Brasil.

“Esse é um novo nicho para o enfermeiro, uma vez que a demanda por esse profissional existe, mas faltam especialistas na área”, explica a coordenadora do curso de Especialização em Docência em Enfermagem da PUC-Campinas, Gabriela Azzolin.

Especialização

Na docência os desafios são bem diferentes dos que existem no ambiente hospitalar ou nos centros de saúde, daí a necessidade de especialização. Além dos conceitos práticos, muito exigidos em programas de formação técnica, o docente deverá dominar recursos pedagógicos para construir uma relação de aprendizagem com os alunos.

Na PUC-Campinas, o curso de Especialização em Docência em Enfermagem mescla tanto os conteúdos da prática da enfermagem quanto os de suporte educacional, para que o futuro docente desenvolva o repertório necessário para ter uma performance eficiente na sala de aula. Para saber mais sobre o programa clique aqui:  https://bit.ly/2PgJXvU



Silvia Perez de Freitas
23 de janeiro de 2019