Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Bootcamp Mescla reúne dezenas de participantes para criar novas empresas e produtos

Onze equipes desenvolveram projetos e quatro foram premiadas por uma banca de especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com a empresa de alimentação Sapore e a aceleradora de startups Venture Hub, realizou de 3 a 5 de o Bootcamp Mescla. Voltado para estudantes e ex-estudantes da Universidade, o evento proporcionou um treinamento imersivo gratuito para quem quer construir sua própria empresa e ter acesso a oportunidades reais de negócios.

Cerca de 80 pessoas participaram das atividades, formando 11 grupos que puderam escolher um dos desafios de negócio proposto pela Sapore ou desenvolver sua própria ideia. Três grupos foram premiados pelos melhores projetos, além de uma menção honrosa.

Coordenaram o treinamento especialistas e técnicos da Sapore, da PUC-Campinas e da Venture Hub, todos eles profissionais com experiência de mercado. Parte deles também integrou a banca avaliadora que definiu os vencedores.

 

A partir de agora, os participantes poderão continuar das atividades prevista no Programa Mescla, desenvolvendo seus negócios dentro do espaço oferecido pela Universidade no seu Programa de Aceleração de Startups. O programa dá suporte, infraestrutura, auxílio técnico e aproxima os empreendedores de investidores e empresas parceiras.

“O que foi um projeto pensando nos últimos anos, executado principalmente no período de pandemia e que se consolidou com a construção dessa estrutura do Programa Mescla, se consolida ainda mais com a execução do Bootcamp, que envolveu nossos alunos, professores e parceiros para desenvolver projetos que auxiliam a comunidade”, disse o Reitor.

Além do interesse gerado nos alunos, que ocuparam o espaço do Mescla nos três dias de evento entre sexta-feira e domingo, o BootCamp também atraiu ex-alunos. “Cada vez mais o Mescla se torna um espaço para que nossos ex-estudantes retornem aqui para realizar seus sonhos e seu projetos. O Mescla vai proporcionar cada vez mais realizações como essa aqui, e com a participação cada vez maior de empresas interessadas em novas ideias, novas propostas que resolvam seus problemas diários”, disse o Reitor.

O CEO da Sapore, Elezir Júnior, também visitou o Mescla durante o Bootcamp e exaltou a importância de aproximação de empresas e a Universidade. “A Sapore tem tradição de ser pioneira e inovadora. Muitas vezes as pessoas pensam que atrás de uma cozinha não tem tecnologia. Ao contrário, tem muita tecnologia. Quando se tem um evento que possa trazer novas ideias, ele tem nosso total apoio. Aqui podemos descobrir novos talentos e atrair esses novos talentos para a Sapore”, afirmou o CEO.

Ele também anunciou que a empresa deverá apoiar novas atividades ainda este ano da PUC-Campinas, como um Hackathon previsto para o segundo semestre.

 

Confira os vencedores do Bootcamp Mescla

1° lugar

Ideia: UMagine

Descrição da Solução: A Umagine é uma startup que traz uma metodologia inovadora na autenticação de produtos a partir de tags com tecnologia nfc e registro de certificação por meios legais.

Equipe: Beatriz Campos, Beatriz Merz, Guilherme Polinger, Luan Martins, Thiago Martins, Pedro Felício

 

 

2°lugar

Ideia: Cadê meu feijão?

Descrição da Solução: Problema do Realizado X Planejado.

Soluções tecnológicas para identificar desvios logísticos (estoque até a cozinha) que afetam a lucratividade da empresa.

Equipe: Tiago Almeida, Alecsander Lima, Giordano Collato, Juliana Monteiro da Silveira, Isadora Pierozzi, Marcelo Andriotti, Marcus Castilho

 

 

3° lugar

Ideia: Miili

Descrição da Solução: A ideia do Miili é criar armários inteligentes espalhados pelas universidades e faculdades, e ajudar na otimização de tempo e distribuição de alimentos.

Equipe: Alan dos Santos Furlan, Thainá Valverde, Esther Krebs, Vitor Capeleto.

 

 

Menção Honrosa

Ideia: Double Y

Descrição da Solução: Capacitação para gestão de estoque de cozinha industrial

Equipe: Alcides Neto, Ana Carolina Canedo Prearo, André Ribeiro, Artur Nucci, João Guilherme Canini, Rafael Barbon.



Marcelo Andriotti
6 de junho de 2022