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CONFIRA AS POLÍTICAS DA BIBLIOTECA


Política de Informação

Considerando a Portaria 220/85, de 19 de agosto de 1985, do Magnífico Reitor e, em atendimento ao parágrafo I do artigo 3º da referida portaria, a Direção do SBI vem propor a Política de Informação para a Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

A política de Informação da PUC-Campinas deverá definir compromissos a serem assumidos entre o Sistema de Bibliotecas e Informação e a Administração Superior, Unidades Acadêmicas, Órgão de Apoio e Unidades Administrativas.

Geral 
Estabelecer programas e ações a serem desenvolvidas para os diferentes segmentos da Universidade, no que tange a demanda de informação científica-tecnológica no ambiente universitário da PUC-Campinas;

Gerar condições favoráveis para o desenvolvimento dos acervos informacionais como suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão;
Incorporar novas tecnologias para a implementação ou reestruturação dos serviços de informação;
Definir critérios, regras e normas para a criação de novas Bibliotecas, Centros de Documentação, Centros Referenciais ou quaiquer outras unidades informacionais que tenham por objetivo a coleta, organização, processamento e disseminação de serviços de informação científica-tecnológica em qualquer meio de transmissão e definir políticas para programas prioritários na área de atuação do Sistema de Bibliotecas e Informação.

Política de Desenv. de Acervos Informacionais

Objetivo 
Adquirir, manter e atualizar as coleções de livros, periódicos e materiais não convencionais em qualquer suporte físico (papel ou meio magnético) através de compra, permuta e recebimento de doações, de acordo com o orçamento da Universidade e atendendo critérios específicos dos órgão regulamentadores da Educação no nível nacional.

Política de Infra-estrutura física

Objetivo
Propor, em conjunto com unidades competentes da Universidade, a instalação física e ou modernização das Bibliotecas ou outras unidades de informação, de acordo com as normas brasileiras de edificação de bibliotecas, bem como fornecer dados sobre mobiliário específico, objetivando a criação e ou remodelação dos espaços ocupados pelo SBI;

Adoção de normas e padrões internacionais, quando da não existência de normas brasileiras.

Política de Atendimento ao Usuário

Objetivo
Criar mecanismos de atendimento ao usuário através da consolidação de Serviço de Referência descentralizado , cobrindo áreas diversas do conhecimento;

Estimular o uso de recursos informacionais existentes no âmbito da instituição, facilitando o acesso dos usuários aos novos meios de comunicação em redes locais e remotas.

Política de Atualização de RH

Objetivo
Organizar, em conjunto com outras unidades da Universidade, ou instituições externas de comprovada competência na área, cursos, paletras, seminários, objetivando treinamento ou reciclagem de conhecimentos dos recursos humanos do SBI face as novas tendências do mercado de oferta de informação;
Incentivar a participação dos recursos humanos do SBI em eventos relativos à área informacional.

Política de Automação do SBI

Objetivo
Modernizar a estrutura dos serviços informacionais do SBI, incorporando novas tecnologias de informação;

Implantar sistema de gerenciamento automatizado de bibliotecas visando à automação dos serviços de: Catalogação, Circulação e Empréstimo, Estatística, Consulta través de acesso local e remoto, Indexação de Periódicos e Entrega de Documentos.