Alunos do Curso de Educação Física da PUC-Campinas recebem estudantes do Ensino Médio para atividades práticas

Alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da PUC-Campinas receberam, na manhã de hoje, cerca de 30 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Culto à Ciência.

A atividade reuniu alunos do 1º e 3º ano de Educação Física da Universidade que criaram um circuito com diversos exercícios físicos para serem realizados pelos estudantes do Ensino Médio. De acordo com o diretor da Faculdade de Educação Física, Prof. Dr. István de Abreu Dobránszky, trata-se de um trabalho interdisciplinar que visa a ampla formação dos futuros profissionais da área. “Os alunos aprendem a fundamentação teórica e depois realizam simulações sobre a atuação enquanto professor, aplicando as atividades por meio de um processo pedagógico nas aulas chamado de práticas, em que exercem conceitos como liderança e de como explicar os exercícios. Quando recebemos as escolas, eles exercem o ser profissional, envolvendo a criação das atividades coerentes com a faixa etária das crianças ou adolescentes, colocando em prática tudo o que aprenderam.”, detalhou o docente.

A Profa. Dra. Giovanna Saroa, que orientou a atividade junto com o professor István e com a Profa. Me. Ana Claudia Santurbano Felipe Franco, explicou que a Faculdade promove todos os semestres projetos interdisciplinares no sentido de estimular os alunos. “É gratificante porque só em três meses de aulas os alunos conseguiram fazer o planejamento de cada atividade. Eles puderam escolher em qual estação do circuito iriam ministrar as atividades.”.

Os alunos do 1º ano de Educação Física criaram e ministraram as atividades, enquanto foram supervisionados pelos do 3º ano. “Esse tipo de supervisão garante aos alunos mais novos segurança no que estão fazendo, ao mesmo tempo, valoriza o veterano que está ajudando outro aluno. Dá uma sensação de pertencimento e de comunidade de aprendizagem quando ocorre essa troca entre os alunos.”, reforçou o professor István.

O trabalho multidisciplinar entre os estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado é outro diferencial do projeto, como destacou a Profa. Me. Ana Claudia Santurbano Felipe Franco. “Isso contribui para ambas as formações. Além disso, receber estudantes de escolas públicas faz parte do projeto pedagógico do curso de licenciatura, o que também ajuda na formação cidadã dos alunos”, ressaltou.

Os exercícios também são filmados e o registro é utilizado posteriormente em sala de aula para que os alunos possam avaliar como conduziram a atividade e a execução dos movimentos. “São desenvolvidos os aspectos físico-motor, cognitivo-comportamental e afetivo, e eles podem avaliar se aquilo que montaram está dando certo.”, complementou.

Na última segunda-feira, as turmas do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Educação Física da PUC-Campinas receberam cerca de 80 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Geny Rodrigues para uma atividade semelhante, com a mesma proposta de projeto, mas envolvendo outras disciplinas. “O projeto baseia-se no desenvolvimento de competências e habilidades de forma multidisciplinar, em parceria com outros alunos de outros períodos, gerando a formação do “ser” professor, e ao mesmo tempo proporcionando a aproximação da Universidade com a escola como pedido nas diretrizes” enfatizou a professora Ana Claudia.

Confira a galeria de fotoshttps://www.puc-campinas.edu.br/galeria-de-fotos/atividade-de-educacao-fisica/

Silvia Perez de Freitas
10 de maio de 2018