Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alunos de Letras são premiados por reedição de obras de Machado de Assis 

Trabalho foi realizado durante período de ensino remoto e livros agora estão disponíveis on-line 

Estudantes da Faculdade de Letras da PUC-Campinas reeditaram obras de Machado de Assis, que agora estão disponíveis gratuitamente em formato digital. Durante o período de ensino remoto, em 2020, 12 alunos do 5º semestre do bacharelado Português/Inglês desenvolveram os trabalhos de preparação, revisão e editoração das obras dentro da disciplina Prática de Revisão de Textos A.

Essa atividade recebeu o prêmio de Menção Honrosa na área temática Linguística, Letras e Artes do I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (CoBICET) em 2020. Detalhes do projeto foram registrados no livro “Experiências com preparação, revisão e editoração de textos: estudos e práticas”, publicado pela editora Pimenta Cultural, em setembro de 2020.

Orientada pelo professor João Paulo Hergesel, a atividade teve como objetivo verificar as relações entre ortografia, gramática e estilo nos manuscritos de Machado de Assis, cuidar da edição de uma obra machadiana, respeitando os aspectos mais comuns em práticas de revisão de textos e desenvolver a aptidão para apontar e corrigir desvios de norma e erros de tipografia, além da capacidade de comandar a produção editorial de um original literário.

A coleção O Teatro de Machado de Assis reúne 11 livros de dramaturgia e um livro de crítica teatral. Atualmente, está disponível para leitura on-line e download gratuito pelo site da Editora Jogo de Palavras.

Coleção completa O Teatro de Machado de Assis: https://www.jogodepalavras.com/machado

Livro sobre o projeto: https://www.pimentacultural.com/experiencias-preparacao

Sobre a premiação: https://drive.google.com/file/d/1aBynmPj-GdEmVS3-3WcJnGgvQl8H9lJa/view



Marcelo Andriotti
26 de janeiro de 2021