Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

A aluna do último semestre do curso de Sistemas de Informação da PUC-Campinas, Gabrielle Cristina Perez Dias recebeu uma menção honrosa pelo projeto apresentado no Facebook São Paulo Hackathon.

 

Além de Gabrielle, Maurício Bertanha, Vitor Machado e David Aparício, alunos do Curso de Ciência da Computação, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fizeram parte do grupo premiado.

 

O projeto utilizava o Facebook como ferramenta para encontrar pessoas desaparecidas. “Criamos um site, em que era possível cadastrar o desaparecimento da pessoa e associá-lo ao perfil do Facebook. Com isso, formávamos um banco de dados, o que facilitaria para encontrar o desaparecido”, explica Gabrielle.

 

“Nosso projeto pretendia usar os usuários do Facebook para fazer algo bom por alguém”, complementa.

 

O Facebook Hackathon é uma competição de programação em que cada equipe deve criar e desenvolver um produto (ou protótipo) no período de 24h.

 

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um produto que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

 

“Os trabalhos são julgados pelos critérios originalidade, evolução durante a competição e apresentação. Ao todo, 20 equipes participaram da Hackathon, incluindo alunos do ITA e da USP", explica o Diretor da Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas, Prof. Dr. José Oscar Fontanini de Carvalho.



Portal Puc-Campinas
26 de agosto de 2014