Splendet Editora lança apostila sobre ultrassonografia ginecológica

Editora da PUC-Campinas fez o lançamento na Biblioteca do Campus II

Foi lançado dia 8 de maio, no Anfiteatro da Biblioteca do Campus II, a apostila Ultrassonografia Ginecológica. A publicação da Splendet Editora, da PUC-Campinas, estará disponível, em breve, para venda pela internet na loja virtual da Universidade.

A obra, organizada pela profa. Dra. Márcia Bueno, contou com a participação dos professores e dos estudantes de Medicina da Liga de Obstetrícia e Ginecologia da PUC-Campinas e médicos do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital e Maternidade da PUC-Campinas. Também participaram ex-alunos e ex-professores da Universidade.

A apostila é um recurso valioso, tanto em sala de aula quanto na prática clínica, porque apresenta de maneira fundamental a técnica do diagnóstico de imagem e a correlação entre imagem e patologia clínica.

“Ele veio de uma necessidade que a gente tem de ter algum material ligado para o aluno e para o residente de primeiro ano de ultrassom. Foi um pedido dos próprios alunos pela dificuldade de achar o material na linguagem deles e o que eles precisam”, disse a Profa. Dra. Márcia Bueno.

A maioria dos materiais disponíveis atualmente são da parte de radiologia, com linguagem mais focada para essa área profissional. Por isso, os estudantes de Medicina sentiam a necessidade de um material voltado para eles.

“Eles ajudaram muito, porque eles conversavam sobre o que a gente poderia melhorar para entenderem melhor os temas abordados. Também ajudaram muito a gente na confecção dos gráficos, de montar, mesmo, o capítulo”, disse a professora.

O resultado foi considerado de ótima qualidade e interativo, porque tem uma parte em papel e outra de e-book, além de fotos colhidas do próprio acervo da Universidade. Por isso, ele demorou cerca de quatro anos para ser concluído. “Mas foi uma experiência bem válida para a gente, tanto do ponto de vista pedagógico e acadêmico, quanto nessa interação dessa parte de fazer um material focado no aluno com presença de professores”, avalia a coordenadora.

Marcelo Andriotti
8 de maio de 2024