
Cerca de 140 alunos do PIO XII apresentam seus projetos literários na Biblioteca do Colégio
O ponto de partida dos trabalhos foram alguns livros paradidáticos eleitos por cada professor
Cerca de 140 estudantes, da educação infantil ao 5º ano, do Colégio de Aplicação PIO XII, realizaram, nos últimos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na Biblioteca, na presença de professores, pais, responsáveis e estudantes em geral, a apresentação de inúmeros projetos literários realizados durante a aula de Língua Portuguesa e cujo ponto de partida foram alguns livros paradidáticos escolhidos por cada professor.
O evento contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar, somando mais de noventa alunos e alunas dos anos finais do ensino fundamental e 58 do ensino médio, todos guiados por seus respectivos docentes. Nos últimos dias 2 e 3 de outubro, o espaço foi aberto à comunidade escolar, recebendo turmas dos anos finais e do ensino médio em diversos horários ao longo do dia.
A ideia foi possibilitar o diálogo entre a proposta acadêmica e os valores morais previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

Da esquerda para a direita, a coordenadora pedagógica do Colégio PIO XII, Profa. Andréa do Carmo Murarolli; a responsável pela Biblioteca do local, Jerusa Neves dos Santos Lopes; e o coordenador do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), Me. Sergio Eduardo Silva de Caldas.
Estímulo à curiosidade e valorização de saberes
De acordo com o coordenador do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), Me. Sergio Eduardo Silva de Caldas, as atividades desenvolvidas buscaram “estimular a curiosidade intelectual e valorizar os saberes dos estudantes, aperfeiçoando-os por meio de diferentes linguagens e recursos pedagógicos, representando a culminância de um trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, com cada turma podendo vivenciar um processo de aprendizagem contínuo e criativo, integrando conhecimento, valores e experiências significativas”.
Sergio diz ainda que “os alunos e alunas, sob a orientação de seus professores polivalentes e com o apoio dos professores especialistas, desenvolveram ao longo de 2025, projetos de literatura infantil e juvenil vinculados à disciplina de Língua Portuguesa e as produções variaram conforme a faixa etária: nas turmas da educação infantil e do 1º Ano, destacaram-se as atividades manuais e artísticas, enquanto que nas do 2º e 3º anos houve maior exploração das linguagens oral, visual e auditiva, além da integração com as artes e experiências matemáticas. Os estudantes do 4º e 5º anos aprofundaram o trabalho com escrita criativa, pensamento computacional, desenhos e pinturas em tela, abordando temas como respeito, convivência, sustentabilidade e cuidado com o planeta”.
Desenvolvimento de competências socioemocionais
Todos os projetos tiveram como base o desenvolvimento de competências socioemocionais, com o intuito de incentivar os estudantes a reconhecerem e lidarem com as suas emoções, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a ação com autonomia, sempre orientados por princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários.
“A comunidade escolar esteve presente em grande peso, com os pais visitando a exposição de trabalhos na Biblioteca do Colégio, participando das apresentações das turmas e prestigiando o Coral PIO XII. O apoio da bibliotecária do Colégio, Jerusa, foi determinante para o sucesso do evento, contribuindo de forma ativa na organização e na integração das atividades. O resultado foi um momento de ricas trocas entre estudantes, professores e famílias”, comenta o coordenador do SBI.
“O encontro na Biblioteca do Colégio PIO XII representou mais do que uma simples exibição de trabalhos: foi uma celebração da leitura, da expressão literária e da criatividade infanto-juvenil, permitindo que os estudantes pudessem compartilhar com as suas famílias o fruto de seu empenho ao longo do semestre, estreitando laços entre a escola e a comunidade. Além disso, o evento lhes ofereceu um momento formativo, ao valorizar o processo de pensar, escrever e apresentar-se em público, contribuindo para o desenvolvimento de sua competência comunicativa e de sua autoconfiança”, explica Sergio.
Ele ressalta que para o Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas, “apoiar esse tipo de iniciativa reforça a missão institucional de incentivo à formação de cidadãos críticos e leitores, afinal, a cultura e o diálogo estão no cerne da identidade universitária e o evento pôde demonstrar o poder transformador das bibliotecas como espaços vivos de leitura e aprendizagem. Ver as crianças apresentando os seus projetos literários nos mostra que o investimento em acervo, orientação e ambiente propício vale cada esforço”.
Papel fundamental na formação integral dos estudantes
A diretora do Colégio PIO XII, Profa. Dra. Silvana de Fátima Ribeiro da Cruz, esclarece que “os projetos literários têm um papel fundamental na formação integral dos estudantes. Muito além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, eles despertam o gosto pela leitura e ativam a imaginação, a criatividade e a sensibilidade crítica. Ao entrarem em contato com diferentes gêneros, autores e culturas, os alunos e alunas ampliam a sua visão de mundo e fortalecem a capacidade de interpretar e refletir sobre a realidade”.
Segundo a coordenadora pedagógica Profa. Andréa do Carmo Murarolli, “os apoios do Sérgio, coordenador do SBI, e da diretora Silvana, foram de grande relevância para o sucesso das atividades. Eu, realmente, só tenho a agradecer as contribuições de todos os envolvidos, em especial, da assessora pedagógica Silvana Rett e da orientadora educacional Gisela Couto. Foram muitas aprendizagens e trocas entre os estudantes e participantes”.
Programação
A programação, organizada por turmas e turnos, em horários específicos para que pais e responsáveis pudessem acompanhar as produções das crianças, contou, no segundo dia, com uma performance especial do Coral PIO XII, complementando as atividades.
Os projetos apresentados foram:
Infantil A e B: O Piquenique do Gildo
1º Ano A e B: Ratinhos e Balões
2º Ano A e B: Lembranças do Coração
3º Ano A e B: Quando as Cores Foram Proibidas
4º Ano A e B: A Guerra da Rua dos Siamipês
5º Ano A: Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas
Coral PIO XII
O Coral PIO XII é uma tradição do Colégio e conta com a participação de alunos e alunas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos dois períodos. Sob a regência da Profa. Ma. Renata Pavaneli, o grupo realiza apresentações em diversos eventos, internos e externos, com um repertório cuidadosamente escolhido para a faixa etária de seus membros, proporcionando momentos de alegria, emoção e integração entre os participantes e o público.

