Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Caminhada da Esperança reúne centenas de pessoas na Praça Arautos da Paz

Evento celebrou o Jubileu Peregrinos de Esperança 2025 e reuniu a comunidade acadêmica e colégios em um momento de fé e convivência

A manhã do último sábado, 4 de outubro, foi marcada por um momento de fé, integração e espiritualidade durante a Caminhada da Esperança, promovida pela Pastoral Universitária da PUC-Campinas. O evento, realizado em celebração ao Jubileu Peregrinos de Esperança 2025, reuniu centenas de pessoas na Praça Arautos da Paz, em Campinas.

Em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza, o evento contou com a presença de diversos pets, que receberam bênçãos em um momento de partilha e respeito à criação.

O Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller, destacou que a caminhada é um modo de testemunhar a fé. “Nossa vida é uma caminhada, nós precisamos caminhar. E, nessa caminhada, é muito importante nós nos darmos conta de que, às vezes, há pessoas que caem e que é preciso levantar. Então, é também uma caminhada que inspira solidariedade”, afirmou o Arcebispo.

A atividade contou com a participação de estudantes, familiares, educadores e profissionais da PUC-Campinas e dos colégios Pio XII, Dom Barreto, Coração de Jesus e Ave Maria, além de membros da comunidade em geral. O trajeto de ida e volta foi realizado entre a Praça Arautos da Paz e o Ginásio do Taquaral.

A diretora do Colégio Pio XII, Profa. Dra. Silvana de Fátima Ribeiro da Cruz Silvana, reforçou a importância do evento para a formação dos jovens: “Esse é um momento único e muito especial, porque a formação é ampla. Ao mesmo tempo que se trabalha com a fé e a esperança, estamos fomentando essa esperança na pessoa de Jesus Cristo”, disse.

A Diretora do Colégio Dom Barreto, Profa. Irmã Leila Fouad Sade, explicou que o colégio foca na ecologia integral e que a educação deve visar o ser humano como um todo. “A educação não deve visar só o conteúdo. Nosso colégio tem este cuidado, para que o aluno cresça um adulto respeitoso e realmente reverente com a nossa irmã natureza, como nos ensinou Francisco de Assis”, afirmou.

O Diretor Pedagógico do Colégio Franciscano Ave Maria, Prof. Dr. Maico Diego Machado também comentou sobre a importância da Caminhada para os alunos. “É um momento reflexivo, parte integrante do processo de formação de cada um deles. É um encontro com as famílias, que também fazem parte das escolas. Para eles, é um momento de formação social e humana”, disse.

Com o objetivo de promover a vivência da fé, espiritualidade e esperança nas diferentes dimensões do mundo educativo, a Caminhada também ofereceu serviços à comunidade. Estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Medicina Veterinária, Nutrição, Ciências Biológicas, Odontologia e Fisioterapia participaram com atividades de orientação e cuidados com a saúde. Após a caminhada, houve a distribuição de mudas de árvores nativas aos participantes e a realização de uma feira de adoção de animais.

Segundo o Prof. Dr. Pe. Antonio Douglas de Moraes, coordenador da Pastoral Universitária da PUC-Campinas e Pároco da Paróquia Universitária Santo Tomás de Aquino, a caminhada encerrou com chave de ouro a programação dos eventos do Jubileu do mundo educativo, que envolve colégios, escolas e universidades. “A resposta de todos foi muito positiva. As pessoas estavam aqui em um ambiente muito alegre e descontraído. E é isso que traz mais esperança para nós, que é o objetivo do Jubileu. Já fica o convite para todos participarem, no ano que vem, da segunda edição da Caminhada da Esperança”, finalizou Pe. Douglas.



Carlos Giacomeli
8 de outubro de 2025