
PUC-Campinas abre segunda fase do Planejamento Acadêmico-Pedagógico com palestra sobre “Trabalhabilidade no Ensino Superior”
Atividades continuam nesta sexta-feira também nas Escolas e faculdades da Universidade
A PUC-Campinas deu início, na manhã desta quinta-feira (31), à segunda fase do Planejamento Acadêmico-Pedagógico do segundo semestre de 2025. O encontro, realizado no Auditório do Campus I, tem como tema central “Plano de Ensino: a Síntese da Construção do Currículo”, reforçando a importância do planejamento coletivo e da atualização constante das práticas pedagógicas.
Importância do planejamento
Para o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, o Planejamento Acadêmico é um momento de traçar objetivos para trazer o que há de melhor para os estudantes. “Eu acredito que seja um momento singular. Esse processo do planejamento, que nesse ano de 2025 começou antes das férias, continua agora. Essa retomada tem por objetivo pensarmos no segundo semestre. Ver como nós podemos nos articular, cada vez mais, como Universidade, com atenção aos nossos alunos, que são a razão de ser da PUC-Campinas. Quero desejar um semestre muito fecundo e agradecer a presença dos professores e o empenho deles, dos gestores e também do nosso corpo técnico-administrativo”, afirmou.
A Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, reforçou o papel do docente na formação dos estudantes. “É importante nós nos aprofundarmos na reflexão sobre o nosso papel na formação dos estudantes para a vida e para o mundo do trabalho. Nesse sentido, a PUCRS tem feito um movimento muito interessante, com um projeto de trabalhabidade muito consolidado. Então, nós temos a oportunidade de aprender com a experiência deles e de pensar em novas formas de atuarmos, para que possamos entregar esse estudante ao mercado com as habilidades e competências que o mundo hoje exige”, disse a Pró-Reitora.
O evento
A abertura desta fase do Planejamento Acadêmico contou com a fala do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, representando o Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior. Ele destacou que a Universidade é um espaço de construção conjunta e integrada, reforçando a importância do diálogo entre diferentes áreas e perspectivas.
Na sequência, a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, trouxe uma fala sobre a importância da vocação do educador e também apresentou os desafios do segundo semestre.

Por fim, o evento contou com uma palestra com a Profa. Dra. Adriana Justin Cerveira Kampff, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Com vasta experiência em tecnologias educacionais, gestão acadêmica e formação docente, Adriana ministrou a palestra “Trabalhabilidade no Ensino Superior”, abordando a importância de preparar os estudantes para um mercado de trabalho em constante transformação.
“É importante conversar sobre o conceito de trabalhabilidade e como isso está representado também nos nossos currículos, trazendo insights para que possamos debater. Hoje a trabalhabilidade vai muito além do conceito de empregabilidade. O mundo do trabalho está em transformação, as tecnologias estão aí, e diversas habilidades e conhecimentos, não apenas técnicos, mas também habilidades interpessoais, intrapessoais, são necessárias. Nós abordamos o empreendedorismo, a inovação e como isso se materializa no currículo”, explicou a docente.
Continuidade das atividades
Neste ano, o Planejamento Acadêmico para o segundo semestre teve início, em sua primeira etapa, entre os dias 24 e 27 de junho. A agenda, realizada durante o período de recesso dos estudantes, teve como objetivo preparar diretores, docentes e gestores para o novo semestre letivo, garantindo a atualização constante dos conteúdos e o alinhamento das práticas de ensino às competências exigidas pelas diferentes carreiras.
A programação desta segunda etapa segue até esta sexta-feira (1º de agosto), com atividades distribuídas entre Escolas, Faculdades e Cursos da Universidade.



