Jubileu de Diamante

Na manhã da quinta-feira, 23 de junho, a PUC-Campinas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT), promoveu, o “Encontro de Extensão com as Entidades Parceiras”. A atividade faz parte das comemorações pelos 75 anos da fundação da Universidade.

Nos períodos matutino e noturno, em espaço localizado na área externa à Praça de Alimentação, no Campus I da Universidade, aconteceu também a mostra dos Projetos de Extensão, desenvolvidos por alunos e docentes da PUC-Campinas no biênio 2016/17 e as rodas de conversas com representantes das entidades parceiras, que tiveram como temas Cidadania, Inclusão Social, Infância, Juventude e Terceira Idade, Patrimônio Cultural, Saúde e Sustentabilidade.

Na ocasião ocorreu o lançamento do novo Portal da PUC-Campinas, em apresentação promovida pelo Prof. Dr. José Oscar Fontanini de Carvalho, responsável pela coordenação do Projeto.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Profa. Dra. Vera Engler Cury, os parceiros da Universidade, da Região de Campinas, desempenham papel importante não apenas na elaboração da proposta de intervenção, mas, sobretudo, na execução das atividades, compartilhando suas vivências com os alunos e professores da Universidade, apontando caminhos e participando ativamente no processo de desenvolvimento dos Projetos. “A PUC-Campinas, por sua vez, busca nesse relacionamento dialógico criar condições para que o público-alvo desenvolva e exerça autonomia após o término de vigência das atividades de Extensão”, salientou.

No biênio 2016/2017, 40 Projetos de Extensão estão sendo realizados por professores e alunos da Universidade abrangendo todas as grandes áreas de conhecimento. Como coordenador de um projeto, o professor dedica 20 horas semanais. Os 64 alunos bolsistas de Extensão, por sua vez, dedicam 24 horas semanais a seus respectivos projetos. As atividades de Extensão contam com a parceria de 56 Entidades e atingem diretamente aproximadamente 17 mil pessoas e indiretamente mais de um milhão.

Os projetos executados em parceria com grupos sociais da Região Metropolitana de Campinas visam gerar autonomia das pessoas que participam desses grupos em relação às ações implementadas pelos docentes extensionistas e seus alunos. “Nosso foco é ir a comunidade e levar a mudança, provocando o crescimento. A Extensão é um agente transformador que contribui para o crescimento humano, além da sala de aula”, fundamentou a Reitora da PUC-Campinas, Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht.

Eduardo Vella
24 de junho de 2016