Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

No próximo dia 5 de agosto, às 19h30, ocorre o lançamento oficial do Festival Hercule Florence e do Mês de Fotografia de Campinas. O lançamento contará com a palestra sobre a obra do fotógrafo carioca Walter Firmo, além de uma apresentação musical e da exibição de um curta-metragem produzido em parceria pelos estúdios Ateliê da Imagem e Art Salon. O evento será no CPFL Cultura (Rua João Figueiredo Correa, 1632, bairro Chácara das Flores).

Entre as atividades que compõem o Mês da Fotografia de Campinas, está a quarta edição do Seminário Imagem e Atualidade, promovido pela PUC-Campinas, de 17 a 20 de agosto. A atividade faz parte do Festival Hercule Florence e do Mês de Fotografia, de 2 a 31 de agosto, que traz entre as atividades palestras, oficinas e exposições espalhadas por diversos pontos de Campinas.

O objetivo do Seminário é debater o cenário da atividade fotográfica, estimulando a reflexão dos profissionais de fotografia, mas também de estudantes e interessados na área. A programação, completa, do evento será disponibilizada, em breve, no Portal PUC-Campinas.

Sobre Walter Firmo

Fotógrafo carioca formado no fotojornalismo, Walter Firmo faz parte da historia da fotografia brasileira. Estreou no jornal “Última Hora” em 1957 e desde então esteve nos mais importantes veículos de imprensa escrita brasileira: “Jornal do Brasil”, revistas “Realidade”, “Manchete”, “Veja” e “Istoé”. Em 1986 fundou e dirigiu o Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE e desde 1992 distribui seu conhecimento fotográfico em cursos por todo o país.

Expõe suas fotos nos principais centros culturais do país e do exterior. Recebeu diversos prêmios e homenagens, como o Prêmio Esso de Jornalismo pela reportagem “Cem dias na Amazônia de ninguém”, uma série de cinco reportagens (texto e fotos) publicadas no Jornal do Brasil em 1963, o Golfinho de Ouro, concedido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em 1985 e nove vezes o Prêmio Internacional de Fotografia Nikon.

A qualidade de seu trabalho pode ser notada nos livros: “Walter Firmo. Antologia Fotográfica”, “Paris parada sobre imagens” e “Rio de Janeiro cores e sentimentos”, além de diversas participações em livros de fotografia e exposições coletivas. Recebe o reconhecimento internacional quando citado no verbete “fotografia” da Enciclopédia Britânica, em 1971.

Seu acervo cobre fatos relacionados a uma temática social e bem brasileira, registrando nosso folclore, nossa cultura e personagens típicos, de norte a sul do país, além de célebres figuras da cultura brasileira.

SERVIÇO:
Lançamento do Festival Hercule Florence e do Mês de Fotografia de Campinas
Data:
5 de agosto de 2010
Horário: 19h30
Local: CPFL Cultura (Rua João Figueiredo Correa, 1632, bairro Chácara das Flores)
Entrada: gratuita

Atendimento à Imprensa:
Adriana Furtado
afurtado@puc-campinas.edu.br
Telefone: (19)3343-7674



Portal Puc-Campinas
29 de julho de 2010