Wikipedia sobre a Coreia do Sul será construído com apoio da PUC-Campinas

Projeto do consulado coreano, lançado na última sexta-feira (12), envolverá alunos da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade

A PUC-Campinas, por meio dos estudantes da Faculdade de Relações Internacionais (RI), participará da construção do Koreapedia, página semelhante ao Wikipedia para a divulgação de informações diversas sobre a Coreia do Sul. O projeto foi lançado na última sexta-feira (12/11), em São Paulo, pelo consulado coreano.

Organizada pelo Cônsul-Geral da Coreia do Sul em São Paulo, Insang Hwang, a cerimônia contou com a presença da Profa. Me. Kelly de Souza Ferreira, da Faculdade de Relações Internacionais da PUC-Campinas, e dos professores Han Na Kim e Alexandre Uehara, da ESPM, instituição que também contribuirá com o projeto. A Profa. Yun Jung Im Park, do Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP, atuará prestando suporte à consultoria.

Com lançamento previsto para o final de 2022, o site passará por diversas etapas de construção ao longo dos próximos meses: levantamento de temas; elaboração dos verbetes; produção dos conteúdos; pesquisas para animações e vídeos etc. Os alunos de RI da PUC-Campinas, escolhidos de acordo com o conhecimento e o engajamento acerca da cultura coreana, estarão envolvidos em todo o processo.

“É uma iniciativa que nos dá visibilidade e reconhecimento. Reforça também o compromisso da Universidade em ampliar as oportunidades de desenvolvimento para os nossos estudantes”, diz a Profa. Me. Kelly Ferreira.

A aproximação da PUC-Campinas com o governo coreano teve início em meados de 2019, com a visita do então cônsul Hak You Kim à Universidade. Mais recentemente, em setembro, o atual Cônsul-Geral da República da Coreia do Sul em São Paulo, Insang Hwang, esteve na Instituição para conhecer projetos de internacionalização. O objetivo é estabelecer parcerias de interesse mútuo, como programas de intercâmbio e estágios para alunos em empresas coreanas situadas no Brasil.

Vinícius Purgato
19 de novembro de 2021