Inscrições para o Vestibular 2024 da PUC-Campinas são prorrogadas até esta segunda-feira, 30, às 23h

Candidatos podem se inscrever para mais de 60 cursos. Prova geral será no dia 11 de novembro

A PUC-Campinas prorrogou o prazo de inscrições para o Vestibular 2024 da Universidade. Os candidatos podem se inscrever até esta segunda-feira, 30 de outubro, às 23h, clicando aqui.

Entre as novidades estão os cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos, que terão início no ano que vem. Para Medicina, o valor da inscrição, sem desconto, é de R$ 320. Já para os demais cursos, o valor é de R$ 120. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado por meio de cartão de crédito ou PIX.

A prova geral para todos os cursos será no dia 11 de novembro, das 13h às 17h. Já o teste específico para o curso de Medicina acontecerá no dia 10 de novembro, das 13h às 18h. Os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo terão teste específico no mesmo dia e horário.

A PUC-Campinas oferece mais de 60 cursos de graduação de qualidade nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, distribuídos em seis escolas. São dez mestrados, três doutorados e grupos de pesquisa. Em 2023, a Universidade incorporou novos cursos: Gastronomia (Tecnólogo) e Administração – Finanças Corporativas e Mercado de Capitais. E neste ano, reforça a cartela de opções com a Engenharia Agronômica e a Engenharia de Alimentos.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos, clique aqui.

Engenharia Agronômica

O curso, criado em parceria com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), terá duração de 5 anos, com 60 vagas e uma carga horária de 3708 horas. Será oferecido em período integral (matutino e vespertino) nos quatro primeiros anos, buscando uma sólida formação nos conteúdos para a formação profissional e o desenvolvimento do cidadão. O quinto ano do curso, ofertado nos períodos vespertino e noturno, dará condições ao aluno para a realização de atividades profissionais ou profissionalizantes, em paralelo com o curso. Essa possibilidade vem ao encontro dos anseios de candidatos para o ingresso no mundo do trabalho.

O objetivo é formar engenheiros agrônomos com visão humanística, crítica, inovadora e multidisciplinar, atuante em projetos agroindustriais e do agronegócio, na gestão de políticas e de novos mercados no setor. O profissional deverá ser promotor e usuário das novas tecnologias no campo, objetivando a produção sustentável em sua prática profissional, pautada em princípios éticos e de responsabilidade ambiental e social.

Engenharia de Alimentos

O curso de Engenharia de Alimentos da PUC-Campinas prepara o profissional para projetar, operar e supervisionar processos e equipamentos industriais, desenvolver novos produtos e melhorar os já existentes através do uso de novas técnicas de conservação e transporte de alimentos, e do desenvolvimento de embalagens, sempre levando em consideração boas práticas de fabricação, valores nutricionais, saúde, bem-estar e sustentabilidade. O curso visa desenvolver habilidades para a gestão de pessoas e projetos, empreendedorismo, preparando o profissional para atender as necessidades de uma alimentação saudável, segura e acessível, considerando as referências afetivas e as tendências gastronômicas para harmonização e valorização do alimento. Engenharia de Alimentos da PUC-Campinas é um curso pautado pela sustentabilidade, inovação e diversificação de novos produtos.

Entre as melhores do mundo

A PUC-Campinas figura pelo segundo ano consecutivo entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares. Um dos destaques da PUC-Campinas foi no quesito empregabilidade de seus estudantes, aparecendo como a 10ª melhor do Brasil, incluindo instituições públicas e privadas.

Mesmo com a aplicação de novos indicadores e alteração dos pesos para os indicadores que permaneceram, feita pela QS World no levantamento deste ano, além da entrada de 83 novas instituições internacionais, a PUC-Campinas permaneceu entre as melhores do mundo.

Outra qualificação importante é a conferida pelo ranking Times Higher Education para a América Latina 2023, divulgado em julho. A publicação apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.

Além dos rankings de avaliações acadêmicas, a Universidade é destaque nas avaliações do quesito sustentabilidade. O UI GreenMetric World University Ranking, que classifica as universidades mais sustentáveis ecologicamente, coloca a PUC-Campinas entre as mais responsáveis do mundo.

Para acessar a página do Vestibular 2024, clique aqui.

Vestibular 1º semestre de 2024

Período de Inscrição: 7/8 a 29/10/2023

Provas: 10 e 11/11/2023

Medicina: 10/11 (sexta-feira), das 13h às 18h;

Arquitetura e Urbanismo: 10/11 (sexta-feira), das 13h às 18h;

Demais Cursos: 11/11 (sábado), das 13h às 17h.

Carlos Giacomeli
30 de outubro de 2023