Universidade promove encontro para apresentar balanço de projetos Coil

Foram realizadas na PUC, em 2023, 20 modalidades com 500 estudantes de quatro continentes

A PUC-Campinas realizou, na tarde de 19 de dezembro, o Coil Café, um evento para comemorar a participação da Universidade em projetos Coil (Collaborative Online International Learning), que possibilita a realização de parcerias, estudos e desenvolvimento de projetos entre instituições de ensino de todo o mundo por meio de plataformas de transmissão pela internet em tempo real.

A modalidade foi trazida pela Pró-Reitora de Graduação Cyntia Andretta, após conhecer a atividade durante um congresso no México. Em agosto de 2022, começaram as primeiras experiências na PUC-Campinas, sendo mais 20 modalidades em 2023, com 500 estudantes de universidades de quatro continentes: Ásia, África, Europa e América.

O evento foi aberto pelo Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, Diretor da Faculdade de Letras e Coordenador do DRE (Departamento de Relações Externas) da PUC-Campinas. Para falar aos participantes do café, foi convidada Hope Windle, Diretora de projetos Coil da SUNY (State University of New York), que falou das dificuldades e das conquistas da realização da modalidade por diferentes universidades de todos os continentes.

Desde o início da implantação do Coil na PUC-Campinas, a Universidade se filiou ao SUNY Coil Center, uma rede mundial de instituições de ensino superior que realiza essa modalidade de atividade, iniciando o contato com centenas de instituições.

“A cada três meses eles realizam uma feira mundial com mais de 50 instituições do mundo todo. Você entra e começa a interagir e falar dos projetos que gostaria de desenvolver, criando parcerias com instituições que tenham interesses em comum. Isso foi um desafio para o DRE e Prograd, de implantar o Coil”, disse o Prof. Pizzolatto.

Também falou na abertura o Prof. Dr. Carlos Augusto Amaral Moreira, da Faculdade de Administração, que tem experiência de 10 anos na atuação no desenvolvimento dos projetos COIL em outras instituições e foi um dos responsáveis por implantar a modalidade da PUC-Campinas.

“O crescimento aqui na PUC-Campinas foi muito grande do ano passado para agora, superando nossas expectativas. E quem fez a coisa acontecer foram os professores e alunos envolvidos, apenas demos algum apoio e orientações. Os projetos foram muito diferentes e ocorreram de formas variadas. Eu trabalho com Coil há 10 anos e muitos projetos conseguem ter longevidade. Há um em que participo que está ocorrendo há 21 semestres consecutivos, sem interrupção. Por isso, sugiro manter os projetos, mesmo que seja preciso alternar as parcerias”, disse o Prof. Carlos Moreira.

Depois das falas de abertura, coordenadores dos 20 projetos desenvolvidos em 2023 apresentaram os resultados de suas atividades. Eles falaram sobre os temas e estudos desenvolvidos, das dificuldades e dos ganhos obtidos nos trabalhos. Veja abaixo todos os projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento desde o início das atividades Coil.

Serviço Social Universidade de Católica de Angola Angola Formação Profissional e Política Social: Brasil / Angola
Publ. e Propaganda Instituto Politécnico de Bragança Portugal Identidade nacional na comunicação de produtos: comparações entre Brasil e Portugal
Pedagogia Universidad Industrial de Santander Colômbia MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Eng. Elétrica University of Missouri EUA Monitoramento de Motores Elétricos com IoT
História Universidad Nacional de Rosario Argentina Brasil: construção do império. Comparativo com a história Argentina.
C. Econômicas University of Salem EUA Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Biomedicina PUC-Chile Chile A Universidade Católica
Teologia San Pedro College Filipinas Testemunhos de diálogo inter-religioso
Letras Bowdoin College EUA A.I. RISKS AND POSSIBILITIES: A DISCUSSION GROUNDED ON THE SDGS (Riscos e possibilidades da I.A.: Uma discussão baseada nos ODS)