Universidade debate Educação de Jovens e Adultos (EJA) em evento sediado no Campus II

Atividade, que acontece no dia 9 de outubro, é aberta ao público e tem inscrições gratuitas; participe!

A PUC-Campinas, por meio do Projeto ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão) e da Pós-Graduação em Psicologia, realiza, no dia 9 de outubro, das 7h30 às 16h, no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II, o “6º EJA em Debate”, cujo propósito é ampliar a visibilidade da modalidade voltada à educação continuada de jovens e adultos. As inscrições para o evento, que é gratuito e aberto ao público, podem ser feitas clicando aqui.

O evento surge de uma demanda do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada (NAED) Noroeste – submetido à região com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Município –, com o qual a Universidade atua há muitos anos em projetos de Pesquisa e Extensão, principalmente em atividades ligadas ao desenvolvimento de políticas públicas para a inserção da Psicologia nos campos da Assistência Social e da Educação.

Segundo a Profa. Dra. Raquel Guzzo, coordenadora do grupo de pesquisa da PUC-Campinas que desenvolve trabalhos nestas duas áreas de políticas sociais, o debate permitirá o conhecimento mais aprofundado das atividades da EJA, que garante não somente a reparação das dificuldades encontradas por jovens e adultos no ensino regular, mas também a formação ao longo da vida.

“Hoje, a demanda é para uma escolarização continuada e a EJA oferece essa oportunidade, ainda que exista certa invisibilidade da modalidade e falta de financiamento nas políticas públicas para esse segmento. Vivemos um momento muito delicado em relação à prioridade dada à educação e, por isso, o esforço em debater a questão é também uma responsabilidade de quem se envolve com uma população mais vulnerável e acredita no processo educativo”, destaca.

A docente reforça, ainda, que a participação da Universidade nos assuntos relativos à educação regional, incluindo a promoção de ações preventivas de enfrentamento à violência, abrange 16 instituições escolares das regiões Noroeste e Norte de Campinas. “Penso que é muito relevante entender como funciona o sistema educacional em suas distintas etapas e modalidades. Apenas assim poderemos compreender o que é a vida das pessoas com quem trabalhamos diariamente, especialmente no campo da Psicologia”, finaliza.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em Campinas, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade de ensino da educação básica destinada a maiores de 15 anos, adultos e idosos que não tiveram oportunidade de estudar no ensino regular na idade própria – é oferecida em 75 escolas municipais e 9 estaduais. Na Região Noroeste, foco do debate promovido na PUC-Campinas, são 17 escolas e um contingente de 919 alunos matriculados.

As vagas, ocupadas predominantemente por pessoas a partir de 40 anos, são criadas mediante manifestação de interesse do público-alvo, que deve procurar a rede municipal para acesso aos Ensinos Fundamentais I e II, e a rede estadual para matrículas no Ensino Médio.

Perfil Educacional (Campinas)

Segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), divulgado em 2018, são 16.232 pessoas não-alfabetizadas em Campinas, isto é, 1,91% da população acima dos 16 anos.

De acordo com estudo do Observatório PUC-Campinas, realizado com base na análise de dados gerados em 2017 pela Agemcamp, dos 215,7 mil jovens entre 15 e 19 anos, só 117,2 mil estavam matriculados no Ensino Médio. O baixo acesso ao sistema educacional, aliado ao contexto ruim de trabalho e renda, coloca os jovens da região em estado de vulnerabilidade social.

“O desenvolvimento social da população jovem depende muito de suas relações com o sistema educacional. Será por meio de planos de educação coerentes e qualificados que os jovens poderão assumir uma postura reflexiva e crítica capaz de transformar a realidade”, frisa o Prof. Dr. Cristiano Monteiro, economista responsável pelo estudo.

“6º EJA em Debate”

Local: Auditório Monsenhor Salim – Campus II da PUC-Campinas

Dia e Horário: 09/10, das 7h30 às 16h

Entrada: gratuita (Clique aqui para se inscrever)