Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular de Inverno

Universidade cria projeto para conectar empresas com estudantes e startups 

Innovation Box revelará para as corporações talentos descobertos dentro da Instituição 

A PUC-Campinas está desenvolvendo o projeto Innovation Box, criado para viabilizar a inovação, desenvolvimento de soluções e revelação de talentos dentro da Universidade que possam atrair o interesse de empresas. O objetivo é facilitar o recrutamento por parte de corporações e encaminhar universitários e seus projetos ao mercado.

Clique aqui para acessar

O objetivo principal é gerar conexões entre startups, empresas emergentes e multinacionais que fazem parte do Espaço Mescla, projeto desenvolvido pela PUC-Campinas para incentivar a inovação entre estudantes, com a Universidade.

“Ele tem um propósito de conectar a Universidade às empresas em relação a talentos. Há empresas que têm processos extensos de seleção e observa os selecionados no período de estágio. Mas muitas vezes esse processo é demorado, custoso e nem sempre dá resultados. O Innovation é um programa de experiências onde alunos e empresas trabalham juntos em projetos. Assim entregamos a elas projetos e talentos avaliados durante o processo. As corporações colaboram com mentorias e avaliando os resultados das experiências. Também podem desenvolver novas oportunidades de negócios, serviços e produtos”, diz Leonardo Pinheiro, da Venture Hub, que desenvolve o projeto junto ao Mescla.

As empresas participantes poderão escolher a forma de participação no Mescla/Venture Hub, além da proximidade com pessoas talentosas e startups selecionadas, qualificadas e estrategicamente alinhadas. Há três programas voltados para as empresas dentro do Innovation:

Encontre Talentos 

O Programa Encontre Talentos conduz uma ação conjunta entre os profissionais do espaço Mescla, da aceleradora Venture Hub e do setor de RH da empresa parceira, envolvendo alunos da PUC-Campinas para solucionar o grande desafio de localizar e identificar talentos.

Durante uma imersão no espaço Mescla, os alunos participarão de uma jornada de um projeto, descobrindo e desenvolvendo habilidades e competências alinhadas com as necessidades e interesses da parceira.

A empresa recebe, ao final do processo, um diagnóstico da atividade, com um banco de talentos categorizados. Além disso, terá acesso às soluções e novas possibilidades inovadoras resultantes deste trabalho, juntamente com a indicação dos profissionais envolvidos em seu desenvolvimento.

Catalise a Mudança Cultural 

Corporações, sejam elas emergentes ou grandes corporações, são o resultado das pessoas que trabalham nela. Por isso, qualquer mudança desejada precisa começar com essas pessoas.

Para a empresa inovar é necessário dar o primeiro passo: instigar a mudança nas pessoas que constroem seus produtos, serviços e processos. Porém, implementar a transformação cultural em grandes empresas sem a assistência de especialistas pode se tornar um enorme desafio.

O Programa Catalisando a Mudança Cultural ajuda empresas a identificarem seus profissionais inovadores e capacita seus times internos a mudarem e atualizarem o modelo mental.

Potencialize Melhorias Incrementais 

O Programa Potencialize Melhorias Incrementais contribui com a aceleração dos objetivos das empresas em relação aos seus processos, produtos e serviços de forma 100% alinhada com o planejamento estratégico.

Neste programa, as participantes atingem seus objetivos de forma rápida e assertiva, por meio de um conjunto de metodologias que consistem em um ciclo contínuo de testes, aprendizados e experimentações.



Marcelo Andriotti
22 de julho de 2021