Universidade busca voluntários para pesquisa sobre obesidade infantil

O grupo de pesquisa “Função autonômica cardíaca e atividade física na saúde e na doença”, da Faculdade de Fisioterapia da PUC-Campinas, está selecionando voluntários para um estudo com crianças obesas entre 9 e 12 anos. Serão apenas dois testes de curta duração, e os voluntários e seus pais ou responsáveis receberão orientações de saúde. Futuramente também terão prioridade em um trabalho que será desenvolvido pela Faculdade para perda de peso de forma saudável voltado para crianças.

O Prof. Dr. Mário Augusto Paschoal, orientador da pesquisa, diz que o objetivo é comparar o coração de crianças acima do peso com o de adultos de meia idade saudáveis. “O grupo existe desde 2001 e é pioneiro no país na detecção de problemas cardíacos em crianças obesas. Os dois testes que serão realizados nos voluntários são seguros e aprovados pelo comitê de ética”, diz o professor.

O primeiro teste deve durar cerca de 40 minutos, contando com a avaliação dos pesquisadores, preenchimento de ficha e avaliação em esteira. O segundo, que deverá ocorrer no mínimo 48 horas depois, dura entre 10 e 15 minutos.

Serão recrutadas de 10 a 15 crianças voluntárias, que passarão antes por uma avaliação para saber se estão dentro das características de interesse da pesquisa.

Os voluntários devem comparecer à Av. Jonh Boyd Dunlop, sem número, Campus II da PUC. O agendamento é feito pelo telefone (19) 3343-6820, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Marcelo Andriotti
25 de março de 2019