Comemoração será neste sábado e domingo e reunirá alunos, ex-alunos e professores do curso

A cidade de Campinas, hoje é considerada um dos grandes pólos de turismo de negócios do país, justamente por concentrar um elevado número de empresas multinacionais e nacionais de diferentes áreas de atuação. A cidade sedia a maior parte dos eventos empresariais de toda a Região Metropolitana de Campinas. Em toda a cadeia que movimenta o turismo de negócios da região é comum encontrar profissionais da área formados pelo Curso de Turismo da PUC-Campinas.

Há 35 anos, era iniciado o primeiro ano do Curso de Turismo, o primeiro do interior paulista e um dos primeiros do Brasil. Nesses 35 anos já formou cerca de dois mil profissionais que atuam no mercado que movimenta em torno de 1 bilhão de reais por ano e emprega mais de 12 mil pessoas. E, para comemorar a data, no dia 26 de setembro, às 10h, a Faculdade de Turismo realizará uma sessão solene, no Auditório Dom Gilberto, Campus I da PUC-Campinas reunindo autoridades, profissionais da área, professores, alunos e ex-alunos da Faculdade, ainda nesta ocasião, o grupo fará uma visita ao Campus I. No mesmo dia, às 20h, ocorrerá um coquetel e jantar festivo no The Royal Palm Plaza. No dia 27 de setembro, às 10h, ainda ocorrerá um encontro de ex-alunos na Expoflora, em Holambra.
de ex-alunos.

O novo Projeto Pedagógico do Curso de Turismo acolhe as tendências do ensino superior na área específica, que sinalizam a consolidação do bacharelado em seis semestres, coerentes com o número de 2400 horas para a sua carga horária. Para efetivá-las com a qualidade requerida e reafirmar-se em sua inserção universitária, optou-se por realçar, de modo articulado, um conjunto de componentes curriculares que permitem a formação integral, valorizados os focos nas áreas de negócios e de gestão de destinos, que são construídas pelo aporte de conhecimentos oriundos de outros campos do saber, sem deixar de valorizar e reconhecer os conhecimentos já sistematizados no campo do turismo.

O planejamento turístico já não é mais um dos focos principais da formação deste profissional, há a necessidade da busca de um equilíbrio na educação turística, a fim de oferecer subsídios para adequação aos novos desafios que se apresentam na preparação do egresso apto a ser um Gestor de Negócios Turísticos e também um Gestor de Destinos Turísticos. É nesse ponto de intersecção que se deve exercer um ensino baseado em teorias, em experiências e também em práticas acadêmicas e de mercado, contribuindo também para o crescimento econômico e social da região

A Faculdade de Turismo da PUC-Campinas propõe este Curso visando atender a crescente demanda de empreendedores, profissionais, estudantes e demais interessados em ampliar seus horizontes de conhecimento. Integrando teoria e aplicação prática, o profissional formado desenvolve competências para se inserir rapidamente no mundo de trabalho, em sua área de interesse profissional. Atendendo também à crescente necessidade do mercado regional e nacional por profissionais qualificados.

De acordo com a diretora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, Laura Umbelina Santi, Campinas e região têm um grande potencial turístico devido ao parque industrial e de serviços que aquecem o turismo de negócios da região. “Quanto ao lazer, Campinas tem reafirmado sua vocação de município sede quando se fala em visita às cidades da região”, explicou a diretora.

Ainda neste sentido, ela ainda enfatiza que ainda há um potencial para crescimento e pode ser ainda mais alavancado. “Esse potencial é reforçado pelas discussões, como por exemplo, da construção de uma arena, de centro de convenções e da cidade sediar uma das provas de Fórmula Indy”, complementou a professora Laura.

Programação:
35 anos do Curso de Turismo da PUC-Campinas