Neste sábado (09 de agosto) serão retomados os treinamentos para os trabalhadores da Construção Civil coordenado pelo professor da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-Campinas Aparecido Fujimoto. A atividade visa à capacitação desses trabalhadores com o objetivo de inseri-los no contexto socioeconômico da atualidade. De acordo com o professor a média de idade dos participantes desse treinamento é de 50 anos. Os encontros serão realizados todos os sábados, das 9h às 11h30, na sede da Cooperativa Mão na Massa, à rua Barão de Jaguará, 295, no Centro, em Campinas.

Este trabalho de extensão é realizado desde maio de 2007, sob a orientação da Coordenadoria Geral de Projetos de Extensão (CGPE), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, conta com participação de alunos das Faculdades de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica.

Semanalmente, o grupo liderado pelo professor Fujimoto reúne-se com cerca de 20 profissionais, que têm a oportunidade de atualizar o conhecimento adquirido ao longo dos anos na construção civil e reavaliar novas linhas de pensamentos e procedimentos construtivos, visando economia, segurança e qualidade no trabalho.

“Oferecemos um treinamento baseado na educação, cujo principal objeto é a valorização das pessoas no universo empresarial”, explica o professor, que acredita e defende uma organização saudável e democrática centrada nas pessoas. Segundo ele, a educação permanente possibilita maior produtividade e principalmente a satisfação pessoal de cada funcionário.

Conforme o cronograma de trabalho, serão revistas inicialmente as discussões dos primeiros dois meses de treinamento e, em seguida, serão debatidos novos assuntos, como análise e confecção de contratos de trabalhos, facilidade na leitura de projetos arquitetônicos, a familiarização com os modernos recursos tecnológicos computacionais utilizados na construção civil, entre outros. Na opinião do professor, a confiança e a aprendizagem adquiridas neste treinamento aumentam a motivação dos trabalhadores em geral, que aprendem a gostar daquilo que fazem.

A parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da PUC-Campinas e a Cooperativa Mão na Massa, formada por membros da Pastoral Operária da Arquidiocese de Campinas e trabalhadores oriundos da construção civil, teve início este ano com o treinamento ministrado pelo professor Aparecido Fujimoto.

SERVIÇO:
Capacitação de trabalhadores da Construção Civil
Data: sábado (09 de agosto)
Horário: das 9 às 11h30
Local: sede da Cooperativa Mão na Massa, à rua Barão de Jaguará, 295, no Centro, em Campinas

8 de agosto de 2008