Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno

Serviço Social tem lançamento de livro durante Semana de Estudos

A Profa. Dra. Edna Maria Goulart Joazeiro lança o livro Supervisão Acadêmica e de Campo: Relação entre Saberes, nesta quarta-feira, 12, às 19h, na Sala 700 – FAEFI, no Campus I

 

A Profa. Dra. Edna Maria Goulart Joazeiro, docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, lança o livro Supervisão Acadêmica e de Campo: Relação entre Saberes, nesta-quarta-feira, 12, às 19h, na Sala 700 – FAEFI, no Campus I, durante a Semana de Estudos de Serviço Social 2018 – “Minorias Societárias: Mobilização Popular e Conquista de Direitos”.

No livro, a autora utiliza a metodologia qualitativa. “Tomei como objeto da pesquisa a relação tecida entre a atividade de trabalho do Supervisor de Estágio Acadêmico e a do Supervisor de Campo no processo de formação de estudantes estagiários de Serviço Social na área da saúde”, afirma a Profa. Dra. Edna.

O estudo pós-doutoral foi realizado no Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a orientação da Prof.ª Maria Lúcia Martinelli, autora do prefácio do livro, e com estágio pós-doutoral de natureza investigativa no Departamento de Ergologia na Aix-Marseille Université, França, sob co-orientação dos Professores Yves Schwartz e Remy Jean.

“O livro analisa as duas etapas do projeto de pesquisa, a Etapa Francesa e a Etapa Brasileira, buscando na pesquisa de campo, realizada na Microrregião de Campinas-Sorocaba, no Estado de São Paulo, mediante o uso do dispositivo Grupos de Encontros de Trabalho, ferramenta analítica construída pela abordagem Ergológica, que cria condições objetivas para analisar as recíprocas e específicas relações de saberes entre as duas modalidades de supervisão existentes no espaço da profissão desde a criação dos cursos de Serviço Social no Brasil, em 1936”, detalha.

WhatsApp Image 2018-09-11 at 17.18.09

No decorrer dos capítulos, o livro analisa a concepção, as categorias analíticas da abordagem ergológica, a relação entre os saberes disciplinares e ergológicos. “A obra coloca no centro da prática de conhecimento a relação de saberes tecidos e construídos tanto no espaço da universidade, quanto nas instituições campos de estágio, buscando explicitar que, neste espaço marcado pela extraterritorialidade, há uma interpenetração e indissociabilidade de saberes e de temporalidades na formação de  estudantes estagiários, bem como analisa o espaço privilegiado no qual ambas as modalidades de supervisão buscam trabalhar as múltiplas dimensões que transitam nessa unidade dialética entre formação acadêmica, estágio supervisionado e exercício profissional”, finaliza.

A Semana de Estudos de Serviço Social 2018 acontece até o dia 14 de setembro, e tem como objetivo analisar as diferentes demandas das populações minoritárias através de uma perspectiva das políticas sociais, dos movimentos sociais e do trabalho profissional.

Haverá confirmação de presença no local e emissão de certificados para os que participarem.


Pesquisar

Veja também

Cursinho Popular da Faculdade de Arquitetura abre inscrições para 2019

Universidade participa de projeto para criar Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável

Resultado da 1ª Chamada e os Pré-Selecionados em 2ª Chamada – Vestibular Social 2019

Local da Prova do Novo Vestibular 2019

Universidade divulga lista de aprovados nos Cursos de Especialização