Serviço Social tem lançamento de livro durante Semana de Estudos

A Profa. Dra. Edna Maria Goulart Joazeiro lança o livro Supervisão Acadêmica e de Campo: Relação entre Saberes, nesta quarta-feira, 12, às 19h, na Sala 700 – FAEFI, no Campus I

A Profa. Dra. Edna Maria Goulart Joazeiro, docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, lança o livro Supervisão Acadêmica e de Campo: Relação entre Saberes, nesta-quarta-feira, 12, às 19h, na Sala 700 – FAEFI, no Campus I, durante a Semana de Estudos de Serviço Social 2018 – “Minorias Societárias: Mobilização Popular e Conquista de Direitos”.

No livro, a autora utiliza a metodologia qualitativa. “Tomei como objeto da pesquisa a relação tecida entre a atividade de trabalho do Supervisor de Estágio Acadêmico e a do Supervisor de Campo no processo de formação de estudantes estagiários de Serviço Social na área da saúde”, afirma a Profa. Dra. Edna.

O estudo pós-doutoral foi realizado no Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a orientação da Prof.ª Maria Lúcia Martinelli, autora do prefácio do livro, e com estágio pós-doutoral de natureza investigativa no Departamento de Ergologia na Aix-Marseille Université, França, sob co-orientação dos Professores Yves Schwartz e Remy Jean.

“O livro analisa as duas etapas do projeto de pesquisa, a Etapa Francesa e a Etapa Brasileira, buscando na pesquisa de campo, realizada na Microrregião de Campinas-Sorocaba, no Estado de São Paulo, mediante o uso do dispositivo Grupos de Encontros de Trabalho, ferramenta analítica construída pela abordagem Ergológica, que cria condições objetivas para analisar as recíprocas e específicas relações de saberes entre as duas modalidades de supervisão existentes no espaço da profissão desde a criação dos cursos de Serviço Social no Brasil, em 1936”, detalha.

WhatsApp Image 2018-09-11 at 17.18.09

No decorrer dos capítulos, o livro analisa a concepção, as categorias analíticas da abordagem ergológica, a relação entre os saberes disciplinares e ergológicos. “A obra coloca no centro da prática de conhecimento a relação de saberes tecidos e construídos tanto no espaço da universidade, quanto nas instituições campos de estágio, buscando explicitar que, neste espaço marcado pela extraterritorialidade, há uma interpenetração e indissociabilidade de saberes e de temporalidades na formação de  estudantes estagiários, bem como analisa o espaço privilegiado no qual ambas as modalidades de supervisão buscam trabalhar as múltiplas dimensões que transitam nessa unidade dialética entre formação acadêmica, estágio supervisionado e exercício profissional”, finaliza.

A Semana de Estudos de Serviço Social 2018 acontece até o dia 14 de setembro, e tem como objetivo analisar as diferentes demandas das populações minoritárias através de uma perspectiva das políticas sociais, dos movimentos sociais e do trabalho profissional.

Haverá confirmação de presença no local e emissão de certificados para os que participarem.