O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, que iniciou seu funcionamento no dia 24 de setembro de 2004, de segunda a sábado, das 7h às 19h, passou a atender pacientes, também aos domingos.

“A ampliação busca atender as necessidades do paciente, principalmente os que necessitam de cuidados contínuo, administração de medicamentos e além de proporcionar a humanização ao paciente que poderá estar ao lado de seus familiares”, explica Luciane Cunha, gerente da unidade de internação responsável pelo SAD.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, a equipe multiprofissional do serviço – formada por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, motorista – visita diariamente cerca de 40 pacientes do convênio do Sistema Único de Saúde (SUS) das regiões Noroeste e Sudoeste da cidade. “A equipe do SAD também orienta e dá suporte às pessoas que cuidam dos pacientes atendidos pelo serviço”, completo Luciane.

Os pacientes inseridos no programa de Atendimento Domiciliar possuem um plano Terapêutico Multidisciplinar Singular, onde os casos críticos e semicríticos são discutidos semanalmente, o olhar ampliado da equipe promove maior resolutividade nos casos, aumentando a satisfação do paciente e seus familiares.

Serviço

O SAD é composto por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, capacitado para oferecer um tratamento integrado e personalizado. O objetivo é dar atenção a todos os aspectos da promoção da saúde e da qualidade de vida do paciente. O atendimento ocorre de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h. Os pacientes encaminhados são provenientes das especialidades médica do próprio Hospital, por meio de solicitação de interconsulta, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de outros serviços de saúde. Informações (19) 3729-8593.

O Hospital e Maternidade Celso Pierro está localizado no Campus II (Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama), ao lado das faculdades da área de saúde e biológicas da PUC-Campinas.

Portal Puc-Campinas
2 de março de 2007