Semana Acadêmica da PUC-Campinas é aberta com música e palestra

Evento terá programação diversificada em toda a Universidade

Foi aberta na manhã de segunda-feira (23), no Auditório do Campus I, a Semana Acadêmica 2023 da PUC-Campinas, que será realizada até 27 de outubro, nos campi I e II da Universidade, com atividades diversas e em diferentes espaços. A cerimônia começou com uma apresentação do Núcleo Artístico Experimental – Canto Coral, formado por estudantes e funcionários da Universidade.

Em seguida, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David fez o discurso de abertura, destacando a importância da inovação e seu impacto social, que é o tema central da Semana Acadêmica de 2023.

“Vocês, estudantes, são a razão de ser da nossa Universidade, ela existe por vocês. E esta Semana é um momento de cultivar a cultura do encontro, como tem falado constantemente o Papa Francisco. A Semana tem que ser, antes de tudo, um momento de encontro, principalmente de suas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Mas também um momento de nos conhecermos melhor, nos diferentes cursos e campi, uma área conhecer a outra, um momento de tirar o muro entre nossos cursos”, disse o Vice-Reitor.

“O tema do encontro neste ano é inovação e seu impacto social. Isso nos leva a nos perguntar que lugar tem a universidade na sociedade, o que ela pode trazer, no sentido de transformá-la, buscando crescimento da qualidade de vida de todos. Se a inovação não tiver impacto social e não levar ao bem comum, ela está fora de nosso propósito como universidade católica”, disse.

O evento de abertura foi concluído com a palestra Pacto Educativo Global, realizada pela Irmã Cláudia Chesini, da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), e mediada pelo Padre José Antonio Boaretto, professor da Faculdade de Teologia.

Até dia 27, serão realizados, de forma presencial e virtual, por meio da plataforma Teams, workshops, minicursos, trabalhos acadêmicos, palestras, exposições, oficinas, apresentações de pesquisas e performances artísticas, entre outros eventos. Eles são abertos a todas as comunidades acadêmicas: estudantes, professores e funcionários.

Na semana, também serão realizadas atividades do XVIII Encontro de Iniciação Científica e o XIII Encontro de Iniciação em desenvolvimento Tecnológico e Inovação, com apresentações de pôsteres, palestras e oficinas. Também serão apresentados trabalhos dos mestrandos e doutorandos, e de extensão, como os do Centro de Longevidade Vitalità, do Observatório PUC-Campinas e dos bolsistas e voluntários.

Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever

Marcelo Andriotti
23 de outubro de 2023