Repositório Institucional da PUC-Campinas passa a fazer parte do portal Oasisbr

Usuários do Currículo Lattes têm a possibilidade de certificarem suas teses e dissertações pela plataforma

O Repositório Institucional da PUC-Campinas passou a integrar uma importante e reconhecida rede no Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica, o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, a plataforma Oasisbr.

A partir dessa integração, os trabalhos publicados no repositório da Universidade são coletados e compartilhados na rede, tendo visibilidade nacional e internacional. Além disso, os usuários do Currículo Lattes contam com a possibilidade de terem suas teses e dissertações certificadas pelo Oasisbr, o que permite comprovar, de maneira rápida, a autoria do documento e acessá-lo abertamente.

Criado e mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, o Oasisbr é um serviço de busca multidisciplinar que reúne publicações científicas de mais de 1.500 fontes de coleta como: bibliotecas digitais de teses e dissertações, repositórios institucionais, repositórios de dados de pesquisa e revistas científicas.

A rede interage com repositórios de outros países, como o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e a Rede de Repositorios de Acceso Abierto a la Ciencia (LA Referencia), que agrega documentos do continente Europeu. Essa interação possibilita que o Oasisbr cumpra sua missão de aumentar o impacto da Ciência brasileira mundo afora.

“É importante que o repositório da PUC-Campinas faça parte de redes colaborativas e diretórios como o Oasisbr para impulsionar a difusão da produção científica da Universidade, contribuindo com a visibilidade das pesquisas em âmbitos nacional e internacional”, comenta Mirian Bezerra, bibliotecária responsável pela Biblioteca Digital Multimídia do SBI.

Beatriz Candiotti

sob supervisão do Dcom