Reitor da PUC-Campinas participa da inauguração do Projeto Sirius

Acelerador de elétrons do CNPEM é marco para a investigação científica

A PUC-Campinas, representada pelo Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, Reitor da Universidade, esteve presente na manhã desta quarta-feira, dia 14 de novembro, na cerimônia de entrega da primeira etapa do Sirius, novo acelerador de elétrons do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas.

O evento, que também recebeu o Presidente da República, Michel Temer, e o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou o equipamento – tido como o maior projeto da ciência brasileira –, cuja função é gerar a luz síncrotron, capaz de revelar estruturas, em alta resolução, de vários materiais orgânicos e inorgânicos, como plantas, rochas, proteínas, vírus, entre outros.

No segundo semestre de 2019, está prevista a conclusão da segunda etapa do projeto, a qual formaliza a abertura das seis primeiras estações de pesquisa para pesquisadores, projetadas para estar na fronteira do conhecimento mundial.

“Essa inovação é um marco para a estrutura de pesquisa do país, possibilitando a investigação científica em áreas importantes como meio ambiente, energia, saúde. É um laboratório aberto que certamente auxiliará nas atividades de pesquisa que desenvolvemos na Universidade”, destacou o Reitor da PUC-Campinas.

Até 2021, outras sete estações de pesquisa devem entrar em operação e ficar à disposição dos estudiosos. Este número, no entanto, pode ser ampliado e chegar a 38 espaços experimentais.

reitor (2)

reitor 1 (2)