Ranking da Folha também destaca PUC-Campinas entre as melhores

Além de estar entre as melhores particulares, 11 de seus cursos estão entre os mais bem avaliados do Brasil

A PUC-Campinas foi destaque em mais um ranking de ensino superior elaborado por jornais. Depois de figurar como a segunda instituição privada do Brasil com mais cursos com notas máximas no levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, a Universidade figura como a terceira melhor particular de São Paulo e a melhor do interior do estado no RUF (Ranking Universitário da Folha) 2019, publicado na edição de 7 de outubro do jornal Folha de S. Paulo.

Além de estar entre as melhores particulares do país, a PUC-Campinas tem 11 de seus cursos entre os mais bem avaliados, todos dentro dos 10 melhores do Brasil, no ranking da Folha de S. Paulo. Os cursos são em todas as áreas: humanas, exatas e biológicas. Esse padrão de qualidade presente em cursos de diferentes áreas do conhecimento também foi detectado pelo levantamento feito pelo Estadão.

Em relação aos levantamentos anteriores, a Universidade melhorou as posições em 16 de seus cursos, além de subir nas categorias ensino e mercado.

O RUF avaliou, neste ano, 197 instituições públicas e privadas. Dos pontos levados em consideração para a elaboração do ranking, 42% foram relacionados a pesquisas, 32% de notas dadas por professores ou relacionadas às condições de ensino, 18% da opinião do mercado, 4% de inovação e 4% de internacionalização.

Considerando apenas as universidades privadas de médio porte, a PUC-Campinas é a 3ª melhor do país em ensino, a 6ª melhor em pesquisa, a 2ª melhor em mercado, a 10ª melhor em inovação e a 20ª melhor em internacionalização.

Também foram considerados a nota no Enade, formação e regime de trabalho dos docentes, teses publicadas, número de patentes, parcerias com o setor produtivo, citações e publicações científicas nacionais e internacionais.

Assim como no ranking do Estadão, no levantamento da Folha, a PUC-Campinas aparece inclusive à frente de diversas universidades públicas tradicionais, como algumas federais e estaduais de grandes capitais.

Veja a pesquisa em detalhes em https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/

Marcelo Andriotti
15 de outubro de 2019