PUC-Campinas sedia reunião do Conselho Municipal de Turismo de Campinas

Durante a reunião, o Monsenhor Rafael Capelato apresentou o roteiro turístico da Catedral

A PUC-Campinas sediou na tarde desta quarta-feira, 7 de novembro, a penúltima reunião do Conselho Municipal de Turismo de Campinas (COMTUR), do qual fazem parte as professoras do Curso de Turismo da Universidade, Profa. Me. Francis Pedroso, como vice-presidente, e também integra o Conselho a Profa. Dra. Ana Maria Vieira Fernandes.

Durante a reunião, o Monsenhor Rafael Capelato, pároco da Basílica da cidade, apresentou o roteiro turístico para a Catedral Metropolitana de Campinas, projeto que começou em agosto de 2018, mas que, a partir do mês de outubro, firmou parceria com a Faculdade de Turismo da PUC-Campinas para ampliar e profissionalizar as ações desenvolvidas.

De acordo com o Monsenhor Capelato, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição é o maior patrimônio histórico religioso em taipa de pilão do mundo. “Queremos que todos conheçam a beleza deste templo, cada símbolo e cada detalhe que compõem nossa Catedral Metropolitana. Por isso, estamos oferecendo o serviço de visita guiada que dura, em média, duas horas, nas quais os participantes poderão fazer fotografias e anotações”, explicou.

A visita tem início com uma breve explicação sobre a Catedral e sua importância para a Região Metropolitana de Campinas. Em seguida, o grupo se desloca para o Altar-Mor, com destaque para o entalhe e a riqueza dos símbolos em madeira. Na sequência, cada pessoa poderá visualizar os entalhes dos altares laterais, bem como compreender seus significados e influências estilísticas. Por fim, o grupo poderá subir ao pavimento superior, onde se encontra o órgão de tubos, conhecer seu funcionamento e sua história.

Desde agosto, 470 pessoas já participaram do roteiro turístico da Catedral, os interessados podem agendar a visita pessoalmente no local ou pela internet, no endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHh1udgDkCn9ExzN-jUqwi9qkMqXiWgemE5BXvt3fCxq08dw/viewform

Para participar desse roteiro, é solicitada uma contribuição de R$ 5,00, que poderá ser paga no dia da visita guiada.