PUC-Campinas sedia reunião de Conselho Fundador do HIDS

O projeto visa a criação de um modelo de cidade inteligente para ser referência nacional e internacional

A PUC-Campinas sediou nesta quarta-feira, 18 de dezembro, uma reunião do Conselho do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável). O projeto, que envolve a PUC-Campinas, Unicamp, Prefeitura de Campinas e centros de pesquisa da Ciatec II – Polo de Alta Tecnologia, visa a criação de um modelo de cidade inteligente para ser referência dentro e fora do Brasil.

No encontro, na Reitoria da Universidade, foram apresentados novos membros do Conselho Fundador do HIDS. O objetivo da reunião foi atualizar os integrantes sobre o andamento do projeto, informar sobre a assinatura do convênio com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e ainda propor um minuta de convênio para oficializar a criação do Conselho. Além disso, foram propostas as novas etapas de implementação do projeto.

Os atuais membros são: PUC-Campinas, Unicamp, Facamp, CNPEM, TRB Pharma, Cargill, CPQD, Global Tech, Sabis Educacional, Instituto Eldorado, CPFL, Sanasa, Embrapa Informática, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Campinas.

O HIDS englobará toda a área da Unicamp, Campus I da PUC-Campinas, Ciatec II e Fazenda Argentina, adquirida recentemente pela Unicamp. O objetivo é que a área se torne, conforme sugerido pela PUC-Campinas, uma Zona Franca de Conhecimento.

Avelino Souza
18 de dezembro de 2019