Para estimular ainda mais a inovação em todo o espectro de computação, a Intel doou 50 mil placas Arduíno com o Intel Quark SoC para universidades ao redor do mundo. A PUC-Campinas, por meio da iniciativa do docente do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC), Prof. Dr. Ricardo Braga, foi uma das instituições de ensino contempladas. Universidade recebeu 20 placas que serão utilizadas pelos alunos.

Com a plataforma eletrônica de origem italiana, que abre caminho para a robótica por meio de sensores que simulam movimentos, o objetivo é permitir aos estudantes a possibilidade de criar aplicações para dispositivos vestíveis da chamada “Internet das Coisas”, conceito que prevê conexão plena entre objetos.

A parceria com a Arduino LLC, principal plataforma de hardware de código aberto para a comunidade educacional e de criadores, é uma colaboração com o que há de mais novo em tecnologia Intel para inspirar criatividade e entusiasmo por aprender entre estudantes e desenvolvedores.

“A PUC-Campinas foi uma das poucas Universidades contempladas com essa doação. As placas irão facilitar o processo de desenvolvimento de vários tipos de aplicação pelos alunos, mesmo em fases bem iniciais de sua formação”, explica o Prof. Dr. Ricardo Braga.

A Intel é uma multinacional de tecnologia, conhecida mundialmente e com sede nos Estados Unidos.

13 de outubro de 2014