PUC-Campinas recebe direção da Nova IMS, Universidade Nova de Lisboa, para debater projetos de inovação

Encontro, que já havia sido realizado na Europa, tem por objetivo aproximar universidade portuguesa do ecossistema de inovação de Campinas e Região

A PUC-Campinas recebe nesta semana diretores da Nova Information Menagement School (IMS), Universidade Nova de Lisboa, em encontros no Mescla para debater e apresentar projetos de inovação, com o intuito de analisar oportunidades entre a universidade portuguesa, a PUC-Campinas e o ecossistema de inovação da cidade.

Nesta segunda-feira, Miguel de Castro Neto, diretor da Nova Information Menagement School, e Guilherme Victorino, subdiretor da universidade portuguesa, apresentaram trabalhos e projetos inovadores sob o conceito de cidades inteligentes desenvolvidos por eles em Portugal e também puderam conhecer o potencial de Campinas e o projeto HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável).

Estiveram presentes na reunião o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi; o Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora, Dr. Eduardo Gurgel; a gerente do Mescla, Diane Teo de Moraes; o ex-reitor e professor da Unicamp, Marcelo Knobel; além de professores e profissionais da área técnica do Mescla.

“O primeiro contato foi a visita da PUC-Campinas a Lisboa e, nesse curto período de tempo, já registramos que havia uma grande afinidade de interesses e da dinâmica da própria escola. Sentimos que havia um alinhamento de vários níveis e uma oportunidade de nós estudarmos possíveis colaborações. Foi nesse sentido que essa visita foi organizada. Nós tivemos uma oportunidade de conhecer as várias áreas que a PUC-Campinas trabalha e isso reforçou a nossa convicção que há aqui um espaço e uma oportunidade única de alinhamento estratégico. Acreditamos que será possível irmos mais longe e desenvolver projetos em conjunto”, comentou Miguel de Castro Neto.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o que vocês fazem e isso foi muito importante para nós projetarmos uma parceria de sucesso. Também tivemos a possibilidade de conhecer o ecossistema de inovação de Campinas e saímos daqui muito energizados e com muitas ideias para o futuro”, completou Guilherme Victorino.

A programação entre as universidades segue com mais encontros até a quarta-feira, 1º de novembro.

Carlos Giacomeli
30 de outubro de 2023