Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Universidade inaugura ponto de atendimento do CEAAB no Campus II

Espaço do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro funcionará no Prédio Administrativo

A PUC-Campinas inaugurou, na quinta-feira, 27 de agosto, o Ponto de Atendimento do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Doutora Nicéa Quintino Amauro (CEAAB), no Campus II da Universidade. O espaço amplia a presença do Centro junto à comunidade universitária e passa a oferecer atendimento, acolhimento e orientação a estudantes, professores e funcionários.

A cerimônia de inauguração foi realizada no Mescla e reuniu autoridades, gestores, docentes, estudantes e representantes de diferentes comunidades. O evento contou com a apresentação cultural do Coral Dandara e Zumbi: Vozes que ecoam, sob a regência da maestrina Fátima Viegas.

Compromisso com o respeito

Na abertura, o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni, destacou que a iniciativa está alinhada ao compromisso histórico da Universidade com o respeito, a escuta e a convivência entre diferentes perspectivas.

“A história da PUC-Campinas é uma história feita de pessoas, como todas as histórias. E o posicionamento da Universidade é sempre pelo respeito a todas às pessoas. Essa é uma iniciativa que deve continuar, porque é uma das iniciativas de tratamento igualitário da PUC-Campinas. A nossa missão, enquanto Universidade, é não permitir que as diferenças se transformem em conflitos”, afirmou.

Produção de conhecimento

Para a coordenadora do CEAAB, Comendadora Edna de Almeida Lourenço, a ampliação da atuação no Campus II representa mais um passo na luta contra o racismo e na promoção da inclusão da população negra.

“Nós estamos ampliando a nossa luta e as nossas conquistas, desenvolvendo ações e produzindo conhecimento. Ao longo desse período, construímos um diálogo com estudantes e professores de diferentes Cursos, com iniciativas que articulam combate ao racismo, produção de conhecimento, Extensão Universitária e promoção da saúde. Esse é o nosso maior objetivo, a nossa maior intenção: produzir conhecimentos, pautando a contribuição dada pelo povo negro neste país”, destacou.

Na avaliação do Decano da Escola de Ciências da Vida (ECV), Prof. Dr. Gustavo Henrique da Silva, a presença do CEAAB no Campus II tem especial relevância para a formação dos estudantes da área da saúde.

“É muito significativa a presença do Centro aqui. Afinal, formamos nossos estudantes para o cuidado, e esse cuidado é integral e sem distinção, que é um dos pilares do SUS. Então, essa proximidade é importante para a formação dos nossos acadêmicos”, afirmou.

Para a Urbanista e Gestora da Casa de Cultura Fazenda Roseira de Campinas, Dra. Alessandra Ribeiro, a inauguração do ponto de atendimento do CEAAB no Campus II representa um posicionamento concreto da Universidade em favor da igualdade racial.

“Compromisso com a igualdade racial não é intenção, é atitude, é ação. Ter o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros nessa Instituição, é dar, de fato, um sinal para toda a sociedade comprometida com a educação de que igualdade racial é possível e que representação é possível. Quando a gente fala de igualdade, também estamos falando dos nossos corpos em lugares de decisão para poder dar a nossa contribuição”, afirmou.

Ao final da cerimônia, os participantes visitaram o novo espaço, localizado no Prédio Administrativo do Campus II. O local será destinado aos atendimentos realizados pelo CEAAB e representa mais um ponto de aproximação do Centro com a comunidade universitária.

Sala de atendimento do CEAAB no Campus II



Jean Spaduzano
27 de agosto de 2026

/* CONTEUDO PROGRAMATICO*/