Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas promove curso sobre planejamento contábil para entidades do terceiro setor

Estudantes aprenderam nas aulas como uma prestação de contas adequada deve ser realizada

A Faculdade de Ciências Contábeis da PUC-Campinas promoveu, nos últimos dias 16 e 23 de novembro, na Sala 912 do prédio H04 da Escola de Economia e Negócios (EcoN), o curso “Organização de Empresas do 3º Setor”, que apresentou os conceitos contábeis relacionados as entidades do terceiro setor e abordou, de maneira detalhada, os controles financeiros mínimos que elas precisam manter para que as suas administrações possam preparar uma prestação de contas de forma adequada.

O treinamento de quatro horas (duas por dia), ministrado pelo Prof. Valdir Marques, contador e especialista no terceiro setor e aluno da primeira turma do curso de Ciências Contábeis da PUC-Campinas, foi gratuito e contou com a presença de quinze pessoas, sendo duas delas representantes de organizações não-governamentais (ONGs).

De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da PUC-Campinas, Jefferson de Paula Fernandes Barbosa, a realização de um evento como esse é importante, principalmente, para aqueles que trabalham e/ou pretendem trabalhar na área administrativa e financeira de uma entidade do terceiro setor, mas também, “para apresentar o terceiro setor aos nossos alunos e alunas da Escola de Economia e Negócios como uma promissora área para se atuar”.

Sobre o terceiro setor
O terceiro setor é composto por pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que atuam em atividades de interesse social, ou seja, é a sociedade civil organizada, com fins públicos e não lucrativos, conservados pela ênfase na participação voluntária em âmbito não governamental, atuando em causas humanitárias, serviços filantrópicos e outras atividades que promovam cidadania e inclusão social. São instituições que não fazem parte da administração pública (primeiro setor) ou do mercado (segundo setor).

As entidades do terceiro setor podem obter recursos de diversas formas, dentre as quais, financiamentos, doações e parcerias com a administração pública, ficando a decisão sobre qual tipo de fonte de recursos utilizar e como realizar a sua administração por parte da organização.

O governo brasileiro oferece incentivos fiscais para pessoas físicas e jurídicas que doam para entidades do terceiro setor e essas doações fortalecem a capacidade das entidades de desenvolverem e manterem projetos sociais.



Daniel Bertagnoli
3 de janeiro de 2025