PUC-Campinas prepara atividades e lança página especial para comemorar seus 80 anos

Universidade é uma das sete pontifícias universidades católicas brasileiras

A PUC-Campinas comemora, no dia 7 de junho de 2021, seus 80 anos de atividade, firmando-se como uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil. Uma das sete pontifícias universidades católicas brasileiras, a Universidade promoverá uma série de atividades durante todo o ano para celebrar as oito décadas dedicadas ao ensino, em que se formaram mais de 200 mil profissionais em diversas áreas.  Uma página especial também foi lançada para reunir informações da história Universidade, depoimentos e a programação de festividades.

Clique aqui para ver

Entre as atividades comemorativas do Jubileu de Carvalho estão previstas exposições, lançamentos de livros, encontros, webinários, lives, feiras, apresentações artísticas e cerimônias religiosas festivas.

“Este ano a PUC-Campinas completa 80 anos de um percurso de vitórias e conquistas, mas também de desafios que exigiram esforços e inabalável capacidade de superação. Oito décadas de história levam aos pioneiros que deslocaram o ensino superior da capital para o interior, compromissados em realizar sonhos, concretizar projetos e transformar uma pequena reunião de faculdades em uma grande Universidade Pontifícia”, disse o Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Com cerca de 60 Cursos de Graduação de qualidade nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, distribuídos em cinco Centros, 10 Mestrados e 3 Doutorados, além de uma série de Cursos de Especialização, Extensão e Grupos de Pesquisa, a Universidade desenvolve estudos nas mais diversas áreas.

História

A história da PUC-Campinas começou no dia 7 de junho de 1941, quando nasceu a primeira unidade da Universidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A Diocese de Campinas adquiriu, na época, o antigo casarão de propriedade de Joaquim Polycarpo Aranha, conhecido por Barão de Itapura.

Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.

Novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço: o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras.

Rankings

Atualmente, a Universidade está consolidada como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Uma série de rankings nacionais e internacionais, entre os mais respeitados do mundo, tem colocado a Universidade entre as de maior destaque na qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa, inovação e protagonismo das mulheres na academia.

A PUC-Campinas é primeira instituição de ensino privada de São Paulo e a terceira do Brasil com maior número de cursos 5 estrelas no ranking do Guia da Faculdade 2020, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, e a melhor particular do interior do estado pelo RUF (Ranking Universitário da Folha) 2019 e pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).

No UI GreenMetric World University Ranking 2020, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, a PUC-Campinas apareceu entre as mais responsáveis do mundo. Ela é uma das seis mais bem avaliadas no estado de São Paulo.

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia (UI), que criou um ranking de alcance global para avaliar quesitos relativos à sustentabilidade nas instituições de ensino superior. Em 2020, entraram para o ranking 912 universidades.

A Instituição também está entre as com os maiores percentuais de pesquisadoras beneficiadas com bolsas, segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O ranking foi realizado pela Revista Quero, especializada na área de educação e em avaliações universitárias, a partir de informações do Censo da Educação Superior de 2018, divulgadas no final de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC).

Marcelo Andriotti
15 de março de 2021