A PUC-Campinas está com as inscrições abertas para o curso de Especialização em Gestão em Saúde até o dia 22 de janeiro. Com 26 vagas, o curso terá duração de três semestres com aulas aos sábados, das 8h às 11h35 e das 13h15 às 16h50.

De acordo com o coordenador do curso, prof. Dr. Robisom Damasceno Calado, o curso está estruturado para desenvolver competências e preparar profissionais para a gestão de serviços de saúde gerais ou especializados, públicos, privados e do terceiro setor. A especialização visa aprofundar, aperfeiçoar e adequar os conhecimentos atendendo às exigências de produtividade e competitividade permitindo a atuação em complexos processos organizacionais na área. O conteúdo do curso aborda os principais temas na integração da gestão empresarial em saúde.

O curso tem como púbico-alvo profissionais de formações diversas, mas que estejam inseridos nas áreas de serviços de saúde.

Hospitais da RMC

A profissional da saúde Dra. Solange L. Pereira, durante seu curso de Gestão Empresarial, na PUC-Campinas, realizou um estudo na região de Campinas sobre a eficiência nos hospitais, segundo a visão de gestores de saúde. O resultado da pesquisa confirma a necessidade de melhoria da capacitação em gestão de funcionários da saúde.

A orientação, segundo os gestores pesquisados, está no progresso do sistema de gestão, valorização dos funcionários, respeito aos pacientes e gerenciamento dos ativos e investimentos. Os pesquisadores acreditam que os resultados refletem o cenário amplo em escala nacional e que um incremento na gestão resultaria em um salto de qualidade nos serviços de saúde não só beneficiando o usuário bem como o governo que é o principal provedor no Brasil.

Para o professor Calado, os profissionais ligados à área da saúde têm como prioridade, na sua formação, aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas destinadas aos cuidados com os pacientes, deixando em plano secundário a formação e o conhecimento em gestão. “Por outro lado, os gestores e administradores, quando colocados frente às instituições de saúde desconhecem as suas particularidades”, disse Calado.

Para outras informações em www.puc-campinas.edu.br

9 de janeiro de 2012