PUC-Campinas promove debate sobre biodiversidade e coronavírus no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho

Palestra chancelada pela ONU será exibida em live gratuita na sexta-feira (5), às 16h

A PUC-Campinas promove na próxima sexta-feira, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma palestra com a Profa. Dra. Marcela Conceição do Nascimento, doutora em Ecologia pela Unicamp, que abordará as relações existentes entre a biodiversidade e o coronavírus. A live, que terá a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), será aberta ao público a partir das 16h, no canal da PUC no Youtube. O evento, que também marca as comemorações dos 79 anos da Universidade, celebrados em 7 de junho, terá duração de 45 minutos.

O objetivo do encontro é discutir como a perda da biodiversidade, conhecida por sua influência nos serviços ambientais prestados à humanidade, pode também ter efeitos relevantes na saúde da população, como tem ocorrido com a pandemia da covid-19. As zoonoses, transmitidas entre animais e pessoas, são responsáveis pela contaminação e morte de milhões de indivíduos todos os anos mundo afora, e seu surgimento é favorecido pela ação descontrolada do homem sobre o meio ambiente.

De acordo com material de divulgação da ONU, as iniciativas do Dia Mundial do Meio Ambiente, que incluem a palestra organizada pela PUC-Campinas, visam incentivar uma mudança atitudinal da população, das empresas e do governo. Atualmente, os principais fatores que causam a perda de biodiversidade são as alterações no uso da terra, motivadas pela alta demanda por alimentos e recursos que impulsionam o desmatamento, exploração de plantas e animais, questões ligadas às mudanças climáticas, poluição e ao surgimento de espécies invasoras.

“A resposta mundial à pandemia do coronavírus mostrou ação e solidariedade aceleradas para enfrentar questões prementes que ameaçam nossas sociedades. À medida que os países iniciam novos planejamentos e melhores formas de reconstrução, colocar a natureza no centro dessas decisões deve ser nossa prioridade, pelas pessoas e pelo planeta”, destaca trecho do material.

Promovido pela Faculdade de Ciências Biológicas e pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Biologia da PUC-Campinas, o debate terá a mediação da Profa. Dra. Luciane Kern Junqueira, que enaltece a importância de refletir sobre a temática em tempos de pandemia. “A palestra buscará estabelecer uma conexão, indicar as relações entre a perda da diversidade biológica e a aparição de doenças como a covid-19, que vem trazendo inúmeras consequências sociais e econômicas. A ideia é discutir quais lições podemos tirar dessa experiência”, afirma a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas.

Serviço:

Palestra: “Biodiversidade e covid-19: o que uma coisa tem a ver com a outra?”

Data e horário: 5 de junho de 2020, às 16h.

Local: Youtube. Link: www.youtube.com/tvpuccampinas

Participação: gratuita (público interno e externo)

Vinícius Purgato
2 de junho de 2020