PUC-Campinas lança selo para atividades comemorativas de seus 80 anos

Universidade completará oito décadas de atividades em junho de 2021; evento também marcou lançamento do Vestibular 2021

A PUC-Campinas lançou, neste dia 25/09, em uma live para funcionários e professores, o selo comemorativo de 80 anos da Instituição, que serão celebrados em 7 de junho de 2021. Os eventos comemorativos, entretanto, começam agora com o lançamento da logomarca, que será utilizada para a divulgação de diversas atividades. A primeira delas será o Vestibular 2021, que abriu inscrições neste dia 25/09 e ocorrerá em novembro.

Em uma apresentação feita em tempo real pela internet para funcionários e professores, o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, falou sobre os projetos e novidades para os próximos anos. O evento ocorreu no Auditório Dom Gilberto, no Campus I, com transmissão on-line.

Entre eles estão a proposta de novos eixos estratégicos para o período entre 2021 e 2025, investimentos em pesquisa e ações com a comunidade, além do objetivo de restaurar o Solar do Barão de Itapura, onde funcionou a PUC Central.

Também foram apresentados projetos como o espaço Mescla, o Projeto Vitalità, voltado para o público acima dos 60 anos, e o Vestibular 2021.

“A nossa Universidade é alimentadora de sonhos e nosso compromisso é com a realização dos sonhos de nossos alunos e dos professores e funcionários”, disse o Reitor.

O Reitor também lembrou que, nesses quase 80 anos de existência, a Universidade já formou cerca de 180 mil alunos.

O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Me. Paulo Pozzebon, falou sobre o Vestibular 2021, cuja campanha será protagonizada por professores, funcionários e alunos com o tema ” Juntos, escrevendo nossos 80 anos com tradição, e inovando para ensinar você a escrever a sua história.”

O Vestibular on-line permitirá a participação de alunos de todo o País. “Isso facilitará a participação de candidatos do Sul de Minas, Sul de Mato Grosso e outras cidades distantes de Campinas, dentro do Estado de São Paulo ou de outros estados. A prova on-line será realizada ao mesmo tempo que a presencial. E para quem fizer a presencial, vamos garantir toda a segurança sanitária”, disse.

Selo

Serão elaboradas versões animadas da logomarca, além de vídeos e livretos com toda a programação comemorativa de 2020 e 2021.

A concepção gráfica do selo foi feita pelo professor Maurício Pinheiro, do Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas. Foram feitas variações de formatos com os números 8 e 0, com referências como o 8 deitado, símbolo do infinito, e o laço simples, dando a noção de continuidade.

Junto a isso, foram utilizadas partes das formas arredondadas das letras que formam a sigla PUC para simbolizar a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. As cores amarelo, azul e vermelho, que fazem parte do emblema e da bandeira da Universidade, foram usadas no selo.

As sobreposições desses elementos gráficos foram elaboradas para dar a noção visual de continuidade, confiança, experiência, evolução e sequência de ciclos através dos tempos.

Marcelo Andriotti
25 de setembro de 2020