PUC-Campinas inaugura Unidade de Referência em Tecnologias Emergentes

Composta por três novos laboratórios, unidade visa ampliar a cultura do empreendedorismo e da inovação na Universidade

A PUC-Campinas inaugurou, na manhã desta quarta-feira (11), uma Unidade de Referência em Tecnologias Emergentes. Trata-se de um espaço vinculado ao Programa Mescla cujo objetivo é ampliar o estímulo ao desenvolvimento tecnológico, bem como a cultura do empreendedorismo e da inovação no ambiente acadêmico. A expectativa é conectar a Universidade com empresas, startups e órgãos governamentais para criação de produtos, processos e serviços que permitam avanços econômicos e sociais.

A Unidade de Referência, que estabeleceu sua primeira parceria em junho prevendo a aplicação de tecnologias na área da saúde, reúne competências e infraestrutura de pesquisa e laboratórios da Universidade. O ambiente possibilitará a evolução do conhecimento técnico nas áreas e a capacitação profissional, além de favorecer a articulação de parcerias em pesquisa e inovação com instituições públicas e privadas.

Um Laboratório de Inteligência Artificial e de Ciência de Dados (LAB IA-CD), com foco no apoio ao desenvolvimento de soluções de mercado nestas áreas, é um dos laboratórios que passam a compor a nova estrutura. O espaço funcionará como um núcleo de competência em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, no qual atuarão alunos, docentes, instituições parceiras, startups e profissionais de mercado em projetos colaborativos.

Também inserido com o propósito de facilitar o desenvolvimento e a experimentação de novas soluções, um Laboratório de Internet das Coisas (LAB IoT) fará parte da Unidade de Referência. Será um espaço voltado à execução de atividades com foco no desenvolvimento de tecnologias e competências para a nova era da conectividade, utilizando metodologias inovadoras alinhadas à realidade global de transformação digital.

O SISCOMP, por fim, fecha o ecossistema da Unidade, sendo um ambiente destinado ao avanço e aprimoramento de sistemas computacionais. Sua finalidade, em outras palavras, é estabelecer projetos e soluções focados nos problemas reais do mercado de sistemas.

Vinícius Purgato
11 de agosto de 2021