Atividade será realizada nos dias 02, 09 e 16 de abril, das 9h às 16h

Pelo segundo ano consecutivo, alunos do Curso de Ciências Contábeis da PUC-Campinas, numa ação voluntária, farão declarações de Imposto de Renda para a comunidade e prestarão esclarecimentos sobre o assunto, gratuitamente. A ação acontecerá aos sábados, nos dias 02, 09 e 16 do mês de abril, no Campus I. O horário de atendimento será das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Cada pessoa poderá fazer até duas declarações num mesmo atendimento e deverá levar os documentos pessoais e os comprovantes de pagamentos (despesas médicas, escolares, imóveis, veículos, doações). Os atendimentos ocorrerão nas salas do prédio H15.
Cerca de 50 alunos participaram de um curso de capacitação e estão aptos para prestar o atendimento “Esse é um momento oportuno para os alunos praticarem cidadania e também o que aprenderam em sala de aula”, comenta o professor José Vicente de Souza Filho, que coordena a iniciativa e é professor da Faculdade de Ciências Contábeis.

Dicas
A declaração do Imposto de Renda é obrigatório para aqueles que têm rendimentos tributáveis superiores a R$ 22.487,25.
Os documentos necessários para a declaração são:
– Carteira de Identidade, CPF e título de eleitor
– Informe de rendimentos e salários, pró-labore, aposentadoria etc;
– Declaração de Imposto de renda entregue em 2010 (em mídia eletrônica (pen drive);
– Relação anual dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido;
– Informe de rendimentos bancários, posição em 31 de dezembro de 2010;
-Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB, etc);
-Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto;
-Recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde etc;
– Recibos de pagamentos dos gastos com educação (Universidade, escolas etc);
– Pensão alimentícia paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF);
– Comprovante de compra de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2010;
– Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2010;
– Número do CPF dos dependentes.

* É importante trazer pen drive para gravação da cópia.

28 de março de 2011