No dia 23 de setembro (domingo), das 9 às 14 horas, o Portão 1 da Lagoa do Taquaral será o endereço do combate ao estresse, em Campinas. A data marca o “Dia de Combate ao Stress” que também será realizado nas cidades de São Carlos, SP e Rio de Janeiro. A PUC-Campinas em parceria com a Prefeitura Municipal, o Centro Psicológico de Controle do Stress, a Associação Brasileira de Stress e o Sesi promoverão uma série de atividades para ajudar a população de Campinas a combater o estresse.

No evento, gratuito, a população poderá passar por uma avaliação computadorizada de estresse, com resultados e recomendações de que medidas podem ajudá-los. Essa avaliação e recomendações serão realizadas pelas equipes do Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas e Centro Psicológico de Controle do Stress. No local, também, ocorrerão apresentações de grupos musicais, atividades lúdicas e área para atividades como caminhada, alongamento e exercícios de relaxamento, massagens e atividades anti-estresse para crianças.

As faculdades de Medicina, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem da PUC-Campinas participam das atividades dando orientações sobre exercícios e dicas de atividades físicas, orientações sobre os aspectos psicológicos do estresse, dicas para tratamento, para prevenção, alimentação, além de aferição da pressão arterial. “Queremos conscientizar o público quanto ao que é o estresse, seus sintomas e conseqüências para a saúde e qualidade de vida do ser humano”, explica a coordenadora do Laboratório Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas, Marilda Novaes Lipp.

Campinas é a primeira cidade no mundo a instituir o Dia de Combate ao Estresse. De acordo com a professora, o estresse emocional atinge cerca de 37% dos alunos do Estado de São Paulo, suas conseqüências se manifestam no corpo e na mente do ser humano com prejuízo significativo para a sociedade e poucos possuem os meios financeiros para tratamento e prevenção.

Serviço:
Dia de Combate ao Stress
Dia: 23/09/2007
Local: Portão 1 Lagoa do Taquaral (Campinas)
Horário: 9 às 14 horas

18 de setembro de 2007