PUC-Campinas e Movimento Negro de Campinas promovem “Diálogos sobre Racismo”

As palestras serão no CEAAB e contarão com três intelectuais para discutir as faces do preconceito no Brasil

O projeto Diálogos sobre Racismo promoverá uma série de três seminários sobre questões étnico-raciais e racismo estrutural entre abril e maio. As palestras ocorrerão presencialmente no CEAAB (Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro), no prédio H13 do Campus I, na PUC-Campinas.

O primeiro debate, “História e Memórias Negras e o Espistemicídio Acadêmico no Brasil”, será ministrado por Cleusa Aparecida da Silva, dia 30 de abril, às 19h30. O segundo, “Patrimônio Imaterial e os Desafios e Avanços da Salvaguarda para a Matriz Africana”, contará com Dra. Alessandra Ribeiro, no dia 7 de maio, às 10h. E o último, “Educação Antirracista no Município de Campinas SP: Formação Continuada de Educadores(as), Professores (as) e Gestores (a) Contribuições para o Cotidiano”, por Dr. Marcus Vinicius Coelho, será dia 16 de maio, às 19h30.

Edna Almeida Lourenço na sede do CEAAB (Foto: Vitória Régia)

Essa é a quarta edição do Projeto, que começou em 2020 de forma remota, por meio de uma parceria entre a Universidade, o Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa e a Frente Regional de Combate ao Racismo e todas as Formas Conexas de Discriminação em Campinas e Região. Com o sucesso das palestras, o evento foi se firmando e promovendo discussões profundas sobre o assunto.

Edna Almeida Lourenço, assistente-administrativa do CEAAB, explica que a iniciativa para criação do Projeto começou depois de um caso ocorrido na PUC. “Na época, o Reitor nos chamou para conversar e eu sugeri que trouxessem para a Universidade uma presença negra, intelectuais, que pudessem dialogar sobre o racismo. Presenças que engrandecessem quem são os negros”, conta.

Waleska Miguel, Professora da PUC Campinas e coordenadora do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, afirma que o principal objetivo das palestras é o letramento racial dos alunos e uma relação interdisciplinar. “Os debates são mecanismos de formação contínua da comunidade interna e externa. Nos permite conhecimento sobre as diversas faces do racismo e sobre como pensar seu combate em diversas áreas do conhecimento”, explica.

Para se inscrever nos seminários, clique aqui

Texto: Vitória Régia, sob supervisão do Departamento de Comunicação

Marcelo Andriotti